Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Com 60 óbitos, número de vítimas fatais no Rio Grande do Sul sobe para 3.650

Foram registrados 2.787 novos casos de coronavírus elevando para 137.217 mil confirmados, em 487 cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS volta a ter 12 regiões em bandeira vermelha no mapa preliminar - Divulgação SES SEPLAG

Com 60 óbitos registrados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (4), sobe para 3.650 o número de vítimas por covid-19. O estado também já registra 137.217 infectados pela doença, em 487 dos 497 municípios, com a confirmação de 2.787 novos casos pela SES. Dos casos confirmados 122.712 (89%) são tidos como recuperados. 

A cidade com mais registro de vítimas fatais foi Porto Alegre, com 20 óbitos. As demais foram registradas em Canoas (4), São Leopoldo (4), Caxias do Sul (3), Pelotas (3), Erechim (3), Gravataí (2), Alvorada (2), Passo Fundo, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Rosa, Cruz Alta, Estância Velha, Taquara, Canela, Guaiba, Nova Bassano, Muçum, Capão do Leão, Cidreira, Canguçu, Terra de Areia, Barra do Ribeiro, Panambi. E mais Campina das Missões e Santana da Boa Vista registraram seus primeiros óbitos

Dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 15.124 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 25.584 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 77,9%, às 18h de hoje. Já na Capital a ocupação é de 86,71%.

RS volta a ter 12 regiões com bandeira vermelha no Mapa Preliminar

O estado voltou a ter mais regiões em bandeira vermelha, nesta 18ª rodada do modelo Distanciamento Controlado. O mapa preliminar, divulgado nesta sexta-feira traz 12 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para covid-19). As outras nove estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

As regiões classificadas com bandeira vermelha na atual rodada são Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta. 

De acordo com o governo do estado as regiões de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Novo Hamburgo aparecem novamente com bandeira vermelha, pois a macrorregião Metropolitana teve redução do número de leitos livres de UTI nesta última semana. Ainda, segundo o governo, apesar da estabilização em vários indicadores gerais, o mapa preliminar teve ampliação do número de regiões com classificação de alto risco por conta do aumento de registros de novas internações confirmadas por covid-19. 

“É um cenário de piora dos indicadores em comparação com o resultado do mapa definitivo divulgado na segunda-feira (31/8), quando quatro regiões haviam sido classificadas em vermelho: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa. As regiões Covid de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Guaíba e Lajeado foram as que apresentaram piora mais significativa nos últimos sete dias”, reconhece o Executivo estadual.

Conforme o mapa preliminar da 18ª rodada, 261 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 6.739.455 habitantes, ou seja, 59,5% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 120 municípios (554.021 habitantes, 4,9% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Brasil ultrapassa 125,5 mil vítimas fatais 

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta sexta-feira, 811 óbitos e 51.638 infectados. Com isso, o Brasil já soma 125.502 mil mortes e 4.091.801 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Os estados com maior índice de infectados são São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected] Ka

Edição: Katia Marko