Paraná

DOCUMENTÁRIO

Documentário paranaense desnuda as fake news

Material aborda a ebulição política e social que o país viveu de 2013 até 2018

Curitiba (PR) |
A partir de 2013, conjuntura nacional apenas se acirrou entre esquerda e direita neoliberal autoritária - Foto: Luiza Dorneles / Amigos da Terra Brasil

O documentário Pulsão estreia neste dia 4 de setembro, gratuitamente, no Youtube: bit.ly/docpulsao. A produção paranaense dirigida por Di Florentino e por Sabrina Demozzi, pesquisadora e roteirista do projeto, aborda a ebulição política e social que o país viveu de 2013 até 2018. Rico em imagens da época, Pulsão mostra como as fake news e as redes sociais foram manipuladas por políticos, partidos e pela imprensa em um processo que resultou no golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

Para a produtora, o documentário busca mostrar para as pessoas os impactos de determinadas atitudes, sentimentos e posições que ganham corpo nas redes sociais e nos transformam profundamente.  Sabrina afirma que “a radicalização abordada no filme, trouxe diversos temas à tona e também novas formas de lidar com discursos de ódio, violência e desinformação. Trata-se de uma luta que não vai cessar e por isso, precisamos entender o funcionamento desse universo”.

Já Florentino destaca que seu “desejo é fazer o que for possível para que possamos nos livrar de tanto ódio e mentiras no que se refere à política no Brasil”.

Trailer:

Redes Sociais:
Site: pulsao.tv.br
Facebook: facebook.com/docpulsao
Instagram: @docpulsao
YouTube: bit.ly/docpulsao
Twitter: @docpulsao

Programação

1) Live Esquenta Pulsão
DATA: 4 de setembro, às 18h00.
TRANSMISSÃO: Nas páginas do Pulsão no Facebook e Youtube

2) Estreia Documentário Pulsão
DATA: 4 de setembro, às 19h00.
Assista em primeira mão por esse link https://www.youtube.com/watch?v=9CzfPBDeRbc

3) Quarta Sindical da CUT – Eleições e manipulação das massas. Como entidades podem combater as fake news
DATA: 9 de setembro, às 11h30
TRANSMISSÃO: CUT do Paraná e Brasil de Fato Paraná

4) Audiência Pública Assembleia Legislativa do Paraná – “Eleições municipais no Brasil: o combate às fake news e manipulação das redes sociais”.
Realização: Alep
DATA: 15 de setembro – às 10h00
TRANSMISSÃO: TV Assembleia e Redes sociais

Edição: Pedro Carrano