Paraná

EDITORIAL 181

Universidades sob intervenção: risco à ciência brasileira

No Paraná, a preocupação é gigante, já que a UFPR está em período eleitoral

Curitiba (PR) |
Autonômia universitária está sob risco no governo Bolsonaro - Marcos Santos/USP Imagens

Educação, ciência e cultura foram eleitas pelo governo Bolsonaro como inimigas a serem eliminadas. Um dos lugares onde se concentra o ataque são as universidades. Mais de uma dezena de universidades e institutos federais já tiveram interventores nomeados como reitores, mesmo tendo realizado eleições, num evidente autoritarismo da presidência da república. E nem se passaram sequer dois anos do atual governo.  

Nesta semana, Bolsonaro nomeou mais um interventor, agora na UFERSA, Rio Grande do Norte. No Paraná, a preocupação é gigante, já que a UFPR está em período eleitoral. A universidade possui grande importância para o estado, existindo em três cidades do interior, no litoral, na capital e em sua região metropolitana. É um dos cinco maiores orçamentos do Paraná.  

É preciso cuidar da democracia universitária, garantindo às universidades que possam cumprir seu compromisso com nosso povo de modo autônomo a qualquer interesse político e ideológico, como exige o desenvolvimento científico. Em defesa da democracia e da autonomia universitária, contra a perseguição política de servidores públicos e por um país justo e soberano com desenvolvimento de educação, ciência e cultura é que deve haver respeito às eleições na UFPR e em todas as demais instituições de ensino superior no Brasil!

Edição: Gabriel Carriconde