Sem fronteiras

Programa Bem Viver atravessa continentes e mostra ação do MST na África

Brigada Internacionalista Samora Machel compartilha experiências de produção agroecológica na Zâmbia

Ouça o áudio:

Entre as brigadas, um dos sonhos dos Sem Terra era levar a solidariedade ao continente africano - Fabio Andrey Pimentel
Diante da pandemia, militantes também atuam em ações de prevenção da covd-19

Na edição desta quarta-feira (26) do Bem Viver, você conhece o trabalho da Brigada Internacionalista Samora Machel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os militantes estão na Zâmbia, país do continente africano, compartilhando experiências agroecológicas, de alfabetização e de organização popular. Além disso, o grupo também atua no trabalho de prevenção ao novo coronavírus.

:: Números mostram como a Venezuela acertou no combate à covid e o Brasil errou ::

Aqui no Brasil, um relatório do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) mostra que as famílias mais afetadas pela falta de alimentos são compostas por crianças e adolescentes. Mesmo diante dessa triste realidade, o presidente Jair Bolsonaro vetou quase que integralmente o Projeto de Lei 735, conhecido popularmente como PL da Agricultura Familiar. A proposta, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, prevê auxílio financeiro à categoria.

:: Renda mínima permanente: projeto prevê taxar ricos para pagar R$ 600 a todos ::

A edição de hoje traz ainda uma boa notícia sobre o novo Fundo De Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Na última terça-feira (25), os Senadores aprovaram, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras e torna o fundo permanente. 

:: Pandemia agrava desmonte da Educação do Campo ::

Outro destaque é a situação dos povos tradicionais da Terra Indígena Santuário dos Pajés, localizada no Distrito Federal, que sofre com o avanço do setor imobiliário na região. O local é considerado sagrado pelos indígenas. 

:: “Nossa língua nos dá força”, Indígenas Kariri-Xocó preservam linguagem por gerações ::

E no Mosaico Cultural de hoje, o rapper Amaro fala sobre sua nova canção "Eu Sei o Que Vocês Fizeram Nas Eleições Passadas". A composição é um desabafo do artista, diante da situação do Brasil durante a pandemia do novo coronavírus e da falta de atitude do presidente Jair Bolsonaro para conter o vírus e ajudar a população. 

:: "A sabedoria ancestral nos fortalece. Sobrevivemos a massacres, sairemos mais fortes" ::


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho