Rio Grande do Sul

DIREITOS HUMANOS

Audiência Pública debate a situação dos hospitais psiquiátricos do RS na pandemia

Em formato virtual, audiência ocorre nesta quarta-feira (26), às 09h30, no YouTube da Assembleia Legislativa do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Audiência Pública Virtual da ALRS terá transmissão ao vivo - Reprodução

A situação dos moradores e servidores do Hospital Psiquiátrico São Pedro e do Hospital Colônia Itapuã na pandemia da covid-19 será tema de Audiência Pública Virtual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Ocorre nesta quarta-feira (26), às 09h30, com transmissão ao vivo no canal no YouTube da Assembleia.

A audiência foi proposta pelos deputados petistas Valdeci Oliveira, Edegar Pretto, Pepe Vargas, Jeferson Fernandes e Zé Nunes, após a confirmação de um surto de covid-19, com dezenas de infectados e pelo menos nove mortes, nas duas instituições que são administradas Secretaria Estadual da Saúde.

Em julho, o Brasil de Fato RS trouxe denúncias de trabalhadores das instituições e de diversas entidades ligadas à saúde mental. Entre elas estão falta de equipamentos de proteção individual, de higiene e limpeza, falta de testes, ausência de protocolos sanitários, uso de medicamentos não reconhecidos cientificamente e, principalmente, falta de transparência do governo na prestação de contas à sociedade.

Na negativa de uma posição urgente e concreta por parte do governo estadual, o Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) protocolou uma medida cautelar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pedindo a solução imediata do problema. Foi a quinta denúncia contra o Estado brasileiro e a primeira a envolver o Rio Grande do Sul durante a pandemia.

Para assistir à Audiência Pública, acesse: https://www.youtube.com/user/tvalrs

Edição: Marcelo Ferreira