Paraná

PANDEMIA

Sindicato denúncia falta de EPI's para servidores da enfermagem visitarem pacientes

Faltam máscaras para servidores que visitam pacientes com covid-19; Visitas ocorrem sem supervisão de enfermeiros

Curitiba (PR) |
Falta de máscaras para servidores tem sido recorrentes em Curitiba (PR) - Giorgia Prates

O Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) está denunciando a Prefeitura de Curitiba pela falta de aparelhos de proteção para auxiliares de enfermagem que fazem visitas domiciliares a pacientes com Covid-19.  

De acordo com a presidenta do Sismec, Raquel Padilha, os auxiliares estão correndo risco de se infectar e infectarem outras pessoas.  

''A Prefeitura entregou máscaras para nós. Mas o material é insuficiente e de qualidade inferior, os profissionais acabam tendo que reutilizar equipamentos descartáveis'', relatou Padilha em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da Rádio Cidade. 

Além da falta de material, a Secretaria de Saúde teria determinado que esses funcionários façam as vistas sozinhos, sem supervisão de um enfermeiro, contrariando o que manda a lei. Em nota o Sindicato anunciou que a diretoria debateu o assunto com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e encaminhou uma sugestão de normatização.  

Prefeitura se justifica 

Em nota, a Prefeitura de Curitiba se justificou sobre as irregularidades. ''Quando necessário, os servidores são orientados a ficar do lado de fora da residência, a uma distância mínima de 1,5 metro de pacientes, familiares e cuidadores, que também devem estar usando máscara.''. A nota também diz que todos os servidores têm os EPIs necessários à disposição, ao contrário do que relata o sindicato. 

Edição: Gabriel Carriconde