Paraná

PANDEMIA

Paraná inicia parceria com Rússia para produção de vacina

Produção dependerá de comprovação da eficácia e aprovação de órgãos reguladores

Curitiba (PR) |
Chegada da vacina no PR ainda depende da eficácia do imunizante - Divulgação

Na quarta (12), o governo do Paraná assinou memorando de entendimento que dá início à parceria com a Rússia para desenvolvimento da vacina Sputinik V contra a Covid-19. A vacina russa ainda é controversa na comunidade científica, uma vez que não foram divulgados abertamente os resultados dos testes clínicos e não existem indícios científicos transparentes sobre sua eficácia. A produção do primeiro lote da Sputinik V na Rússia teve início no sábado (15). 

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, explicou que o início da parceria com a Rússia não indica, necessariamente, que a vacina será produzida aqui. Antes, é preciso estabelecer protocolo de pesquisa e validação de sua eficácia pelos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 

“Esperamos que os resultados todos que estão em pesquisa no Brasil sejam promissores e que o Brasil tenha alternativa de imunização. Independente do estágio, se existem algumas incertezas sobre isso, as análises nos dirão, os órgãos reguladores do país nos dirão”, afirmou Callado. 

A produção da vacina no Brasil depende também da transferência de tecnologia e da viabilidade. Callado estima que poderia começar a produzida aqui no segundo semestre de 2021. Antes disso, comprovada sua eficácia, poderia ser importada. 

Edição: Gabriel Carriconde