Paraná

FUTEBOL

Covid-19 contamina de incerteza o Campeonato Brasileiro

Cerca de 150 jogadores já foram diagnosticados com o vírus. Partidas podem ser adiadas em cima da hora

Curitiba (PR) |
Jogo entre São Paulo e Goiás teve que ser adiado por conta do covid-19, logo na estréia da competição - Divulgação

A partida entre Goiás e São Paulo, no último domingo, foi a prova de que o campeonato Brasileiro deste ano está contaminado com a incerteza. O time paulista foi até Goiás, entrou em campo, aqueceu e, minutos antes do horário do jogo, 16h, foi informado de que a partida não ocorreria porque o Goiás tivera nove jogadores “suspensos” por contaminação pela Covid-19 e não tinha como colocar um time em campo. 

Mas não é só. Levantamento feito pelo “Globo Esporte” apurou que, até o fechamento desta edição, havia 151 casos confirmados de atletas que tiveram contato com o vírus nos vinte times da Série A. Pelo estudo, no Corinthians são 23 jogadores. No Goiás, 22. 

Há um caso interessante também relatado nesta semana com outro time goiano, o Atlético. Na rodada do meio de semana enfrenta o Flamengo e, em princípio, teria quatro jogadores “suspensos” pelo contato com o vírus. O time recorreu à CBF com o argumento de que os atletas estavam testando positivo, mas tinham sido contaminados há mais de dez dias, estavam assintomáticos e não corriam mais o risco de transmitir a doença. A CBF aceitou o argumento e, em princípio, esses jogadores poderão entrar em campo. O Flamengo, por meio de sua direção, diz que “não tem o que fazer” e entrará em campo mesmo com essa preocupação. 

Mudança de protocolo 

Com toda essa confusão, a CBF anunciou mudanças no protocolo de testagem. Todos os jogadores do elenco serão testados, não mais só os relacionados para a partida. Serão também utilizados laboratórios nos locais das sedes dos times, além do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Edição: Gabriel Carriconde