Paraná

Solidariedade

Comunidades rurais preparam doação de alimentos em General Carneiro e Bituruna (PR)

Ação faz parte da campanha nacional do MST em solidariedade às famílias que enfrentam a fome durante a pandemia

Curitiba (PR) |
Doação de cerca de 6 toneladas de alimentos acontece neste sábado (15) - Josiane Grossklaus

Famílias de Bituruna e General Carneiro que enfrentam dificuldades financeiras neste período de pandemia do coronavírus vão receber cerca de seis toneladas de alimentos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, neste sábado (15). Feijão, arroz, mandioca, batata doce, laranja, pães caseiros, hortaliças, temperos e outros alimentos colhidos direto das lavouras e hortas dos camponeses farão parte das cestas partilhadas.

Os produtores e produtoras que participam da ação vivem em sete assentamentos de Bituruna - 12 de Abril, Rondon III, Criciuminha, Santa Bárbara, 27 de Outubro, Etiene e Sonho de Rose -, no acampamento Reduto Caraguatá, de Paula Freitas, e em comunidades da Agricultura Familiar de General Carneiro, União da Vitória e Porto Vitória.

A ação faz parte da campanha nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em solidariedade às famílias que enfrentam a fome durante a pandemia da Covid-19. Desde o início de abril, mais de 2.800 toneladas de alimentos foram doadas por famílias Sem Terra em todo o Brasil.

No Paraná, as doações chegaram a 400 toneladas de alimentos no último sábado. Em Curitiba, 10.500 marmitas já foram produzidas e distribuídas pelo MST, em parceria com coletivos, campanhas e movimentos urbanos.

Neste sábado, famílias do Movimento também preparam doação de duas toneladas de alimentos em Tamarana, no norte do estado, e de quatro toneladas em São Mateus do Sul, na região sul do Paraná. 

Edição: Lia Bianchini