Paraná

Solidariedade

Camponeses e petroleiros farão doação de alimentos e gás em São Mateus do Sul (PR)

Estimativa é doar 120 cargas de gás e 4 toneladas de alimentos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, sábado (15)

Curitiba (PR) |
Esta é a terceira ação feita em conjunto pelo Sindipetro PR/SC e pelo MST do Paraná - Giorgia Prates

Famílias em situação de vulnerabilidade de São Mateus do Sul vão receber 120 cargas de gás e quatro toneladas de alimentos neste sábado (15). A ação é resultado da união entre trabalhadores petroleiros e famílias da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar.

A intenção é contribuir com o acesso a esses dois itens básicos para quem enfrenta o desemprego e a fome neste período de pandemia da Covid-19. As doações serão distribuídas na Vila Bom Jesus, Vila Nova e Vila Verde, ao longo da manhã deste sábado.

Além das doações já garantidas pelos agricultores e petroleiros, a coordenação da atividade recebeu doações de alimentos e itens essenciais de higiene. O padre Sidnei José Reitz, da Paróquia Perpétuo Socorro de São Mateus do Sul, fará a benção das doações às 17h desta sexta (14), na sede do Sindipetro, onde as doações estão reunidas.

A iniciativa faz parte da união solidária entre o Sindicato dos Trabalhadores Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR/SC) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também se somam à ação a Cooperativa de Famílias de Agricultores Ecológicos de São Mateus do Sul (Cofaeco); a Cooperativa Mista Triunfense dos Agricultores e Agricultoras Familiares (Coaftril); Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR/SAMAS); a App Sindicato de São Mateus do Sul; e a Cooperativa Terra Livre.

Ações solidárias

Essa é a terceira ação feita em conjunto pelo Sindipetro PR/SC e pelo MST do Paraná. A primeira aconteceu no dia 13 de junho, em Curitiba, quando foram partilhadas 520 cargas de gás e 15 toneladas de alimentos. A segunda ocorreu no dia 1º de agosto, com a distribuição de 400 cargas de gás e 28 toneladas de alimentos em Curitiba, Araucária e Campo Magro.

Os assentamentos e acampamentos do MST estão em campanha de solidariedade desde o início da pandemia da Covid-19. Desde abril, mais de 2.800 toneladas de alimentos foram doadas por famílias Sem Terra em todo o Brasil.

No Paraná, as doações chegaram a 400 toneladas de alimentos no último sábado. Em Curitiba, 10.500 marmitas já foram produzidas e distribuídas pelo MST, em parceria com coletivos, campanhas e movimentos urbanos.

Neste sábado, famílias do Movimento também preparam a doação de duas toneladas de alimentos em Tamarana, no norte do estado, e de seis toneladas em General Carneiro e Bituruna, na região sul do Paraná.

 

Edição: Lia Bianchini