Paraná

FORMAÇÃO

Espaço cultural promove minicurso sobre cobertura jornalística da pauta indígena

Serão apresentados durante a oficina cinco “podcast” feitos para povos indígenas

Curitiba (PR) |
É jornalista e mestra em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UNB) - Foto: Letícia Leite I Diagramação: Vanda Morais

O Espaço Cultural Alfaiataria promoverá neste mês de agosto uma série de minicursos “on-line” de diferentes linguagens e temas ligados à arte, cultura e comunicação. Cada semana terá um tema, e a inscrição pode ser feita no site www.alfaiataria.art 

Na primeira série de cursos, a jornalista Letícia Leite fará uma introdução ao Jornalismo e Povos Indígenas, respondendo e orientando alunos a partir das seguintes questões: Onde estão os povos indígenas no Brasil e quais os grandes desafios destes povos diante de um governo declaradamente antiindígena? Quais os erros mais comuns que a imprensa comete ao falar sobre povos indígenas? Como localizar as melhores fontes para falar com e sobre povos indígenas em todas as regiões do Brasil. 

Serão apresentados durante a oficina cinco “podcast” feitos para povos indígenas: Copiô, Parente, Wayuri, Áudio do Beiradão, Coiab Informa e Áudio mebêngôkre da rede Xingu+. 

Letícia Leite é jornalista e mestra em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UNB). Criou, produz e apresenta o Copiô, Parente - o primeiro “podcast” feito para povos indígenas e povos da floresta no Brasil. O “podcast” traz um resumo da pauta de Brasília, que afeta a vida dessas populações. Durante a pandemia, o “podcast” está dedicado às questões de prevenção e enfrentamento da Covid-19 nesses territórios.  

Edição: Gabriel Carriconde