Paraná

Trabalho

Metalúrgicos fecham acordo para readmissão de 747 trabalhadores da Renault no Paraná

Proposta tem abertura de Programa de Demissão Voluntária e licença remunerada

Curitiba |
Greve de 21 dias conquista readmissão de metalúrgicos da Renault - Divulgação, Sindicato dos Metalúrgicos

Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, foi fechado acordo com a Renault para a readmissão dos 747 trabalhadores dispensados pela montadora de sua unidade de São José dos Pinhais, no Paraná. A proposta foi votada de maneira “online” pelos trabalhadores e encerra a greve de 21 dias.

Os principais pontos do acordo são: readmissão de todos os trabalhadores dispensados, mas estes ficarão em casa, recebendo salário integral até 20 de agosto, quando termina o Plano de Demissão Voluntária (PDV) que foi aberto pela Renault. Se os objetivos de dispensa da montadora não forem alcançados, parte dos trabalhadores ficará de licença, o chamado “lay-off” por cinco meses. O restante da fábrica volta ao expediente normal neste dia 12 de agosto. Na proposta há também um pacote salarial que mantém a data-base e uma proposta de Participação nos Lucros e Resultados.

Para o presidente do sindicato dos metalúrgicos, “A reintegração e o fechamento de um acordo que mantém os empregos é uma vitória dos trabalhadores, que mostraram união e mobilização num momento difícil como este. A garantia para manter os empregos tem sido a nossa maior luta atualmente... No final, a mobilização e o diálogo prevaleceram. É o que temos procurado fazer aqui no Paraná”, diz Sérgio Butka.

Principais pontos do acordo

Reintegração dos trabalhadores demitidos.

Plano de Demissão Voluntária: vai até o dia 20 de agosto e estabelece indenização de 6 salários nominais independente do tempo de serviço, plano de saúde até 30 de junho de 2021, entre outros pontos.

"Lay-off":
Caso o PDV não atinja o número de excedentes determinado pela empresa, trabalhadores entrarão em “lay-off”. Farão cursos de qualificação com parte do salário pago pelo Estado e o restante complementado pela empresa  com garantia de 85% do salário líquido do empregado. A duração será de 5 meses, podendo ser prorrogado por mais 3 meses.

Pacote de acordo salarial e PLR até 2023

Data Base

-2020\2021: O reajuste salarial foi trocado por abono de R$ 2.500,00.

- 2022 e 2023: reajuste pelo INPC (inflação) dos últimos doze meses.

Participação nos Lucros e Resultados

Acordo para os próximos quatro anos. Caso sejam atingidos 100% das metas, o valor cheio pago poderá chegar à R$ 100 mil até 2023.

Edição: Frédi Vasconcelos