Minas Gerais

EDUCAÇÃO

Cursinho de Buritizeiro (MG) prepara jovens para o ENEM com aulas gratuitas online

Inspirados na educação popular, voluntários reinventam formas de dar aula para enfrentar obstáculos da pandemia

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Aulas online e empréstimo de livros são algumas das alternativas usadas pelo Cursinho Popular do Instituto Opará - Reprodução

O ensino superior é uma ferramenta de acesso e sobrevivência da juventude. Por isso, mesmo com tantas dificuldades históricas e a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, o Instituto Opará encarou o desafio de continuar promovendo as aulas gratuitamente, pelo meio virtual, para jovens de setores populares do município de Buritizeiro, no Norte de Minas Gerais.

O programa do cursinho popular do Instituto Opará se baseia na metodologia da educação popular para preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e está tentando se reinventar para fazer frente aos obstáculos ao estudo. Como, por exemplo, a suspensão das aulas presenciais, a assiduidade, a insegurança dos alunos em relação ao exame, a ansiedade, e a falta de acesso à internet.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Partimos do ponto que a educação deve ser um direito assegurado ao povo brasileiro. Por isso é gratificante participar de projetos como este, que promovem a inclusão”, ressalta a educadora buritizeirense Camila Ribeiro Rocha. “Nosso maior empenho é para fortalecer os educandos a continuar os estudos de forma sistêmica”.

As aulas, que se mostram bastante criativas, estão sendo realizadas online, e o instituto realiza também o empréstimo de livros, através de atendimentos individuais e com horário agendado pelo telefone (dados abaixo).

Formação para a vida

Um dos educadores voluntários é o jovem estudante de medicina Gabriel Johnny, que é buritizeirense e ministra as aulas de biologia. “Sei quantos desafios um jovem da periferia de um município do interior vai enfrentar nesse caminho. Mas, além do conteúdo das disciplinas exigidas do Enem, desejamos incentivar os alunos a se enxergarem na universidade e no mercado de trabalho com perspectivas de futuro”, comentou o educador.

A voluntária Larissa Rocha ressalta ainda que a continuidade do cursinho gera o desenvolvimento em rede no município, que fomenta parcerias e auxilia na garantia de direito das famílias do município. “Queremos que nossos jovens olhem para o ensino superior e mais, que pensem: sim, eu posso”, finaliza a voluntária.

Para assistir ou dar aulas

O Cursinho Popular do Instituto Opará é realizado desde agosto de 2018, com professores voluntários, para alunos dos setores populares dos municípios de Buritizeiro e Pirapora (MG). Ele está localizado na Rua Guajajaras, 561, Bairro Belo Horizonte, Buritizeiro. Também integra a “Rede Nacional de Cursinhos Populares Podemos +”.

A seleção dos alunos foi feita via edital de ampla concorrência, mas quem quiser acompanhar as aulas online ainda pode se inscrever. As informações estão no site ou pelos telefones (38) 99827-0199 / (38) 99934-1938. O cursinho também busca voluntários para as áreas de educação, financeiro, limpeza, comunicação, cultura, social e administrativo, inclusive para ministrar aulas de matemática e inglês.

Com informações da ASCOM Instituto Opará.

Edição: Rafaella Dotta