Paraná

EDITORIAL PR 177

Greves, única política para salvar empregos

Nem Bolsonaro nem Ratinho têm políticas para garantir emprego e renda

Curitiba (PR) |
Metalúrgicos da Renault resistem contra demissões, bem como professores, entregadores de aplicativos e metroviários em São Paulo - Divulgação

Na semana passada, a Renault, empresa que recebe incentivos fiscais do estado, anunciou a dispensa de 747 trabalhadores em São José dos Pinhais. A Universidade Positivo também dispensou, recentemente, centenas de trabalhadores no Paraná.

Os dois casos são exemplos de como a crise sanitária tem sido usada pelas grandes empresas para criar um clima de que “tudo é possível”: dispensas em massa, desrespeito a direitos, trabalho precário. O desemprego só aumenta (são 11,1% de desempregados no Paraná) e a renda está cada vez menor.

Nem Bolsonaro nem Ratinho têm políticas para garantir emprego e renda. Deveria estar proibido demitir durante a pandemia, assim como, quando necessário, deveria haver ajuda para as empresas, especialmente pequenas e médias, manterem esses empregos.

Para enfrentar a crise, é preciso fazer o isolamento social. Trabalho, renda e garantia de direitos, porém, são suas condições. Por isso, a importância da greve dos trabalhadores da Renault e das recentes manifestações nacionais dos entregadores de aplicativos por melhores condições de trabalho. Essas mobilizações nos mostram que, faça chuva ou faça sol, temos de lutar pelos direitos básicos dos trabalhadores!

Edição: Pedro Carrano