Rio Grande do Sul

Cultura

Semana Faça Música Brincando irá oferecer conteúdo gratuito para educadores e pais

Objetivo é possibilitar o ensino e a vivência da música de forma divertida em tempos de isolamento

Porto Alegre | BdF RS |
A semana Faça Música Brincando foi idealizada e é produzida pelo educador brincante e compositor gaúcho Thiago Di Luca - Adriana Marchiori

A Semana Faça Música Brincando acontece de 3 a 9 de agosto. O objetivo é ofertar conteúdo para educadores e pais que querem ensinar e/ou viver a música de forma divertida em tempos de isolamento social. A proposta é enviar diariamente, durante 7 dias, materiais que proporcionem à criança, aos educadores e às famílias momentos de fruição, prazer e de encontro, apesar das limitações que o isolamento nos impõe neste momento.

Os conteúdos, na sua maioria apresentados em vídeo, vão desde jogos da infância revisitados e adaptados, até canções compostas especialmente para o projeto, oficinas ao vivo para pais e filhos e um aulão de capacitação para educadores aprenderem a ensinar a música de forma divertida usando os recursos digitais. Também estão previstos sorteios de jogos, livros, consultorias pedagógicas, vagas gratuitas em aulas de musicalização à distância e outras surpresas.

O projeto culminará em uma grande live-show veiculada no Instagram no domingo, dia 9 de agosto, onde o músico Thiago Di Luca, idealizador do projeto, receberá arte educadores referência na educação musical latino-americana para cantar canções, brincar com os participantes e lançar oficialmente a Plataforma Faça Música Brincando, uma grande biblioteca online de recursos, conteúdos e estratégias que poderá ser assinada por quem deseja ter materiais criativos para a sensibilização musical das crianças nos mais variados contextos.


Todos os dias serão compartilhados conteúdos gratuitos para quem quer ensinar e viver a música de forma divertida, mesmo no isolamento social / Divulgação

A semana Faça Música Brincando foi idealizada e é produzida pelo educador brincante e compositor gaúcho Thiago Di Luca, autor do livro de jogos cantados Trangalhadanças (2018), do Jogo Musicards (2019) e do Mini-Curso Online de Jogos Musicais para Educadores (2020).  Thiago já recebeu o prêmio Açorianos 2015 de Dança, categoria Melhor Trilha Sonora (em coautoria da trilha com o espetáculo Normótico, grupo MyHouse), assinou trilhas de espetáculos infantis pelo estado, recebendo indicações ao Açorianos de espetáculo Revelação em 2015 com o musical Cantos de Linho, de Lã, onde assinava canções a partir de poemas do escritor infantil Dilan Camargo, em parceria com Beto Chedid.

Desde 2018, Thiago viajou por mais de 40 cidades brasileiras, teve mais de 2000 livros vendidos no Brasil e no mundo de forma independente, trabalhou com mais de 5000 professores e 5000 crianças no Brasil e no exterior. Especialista na abordagem Orff-Schulwerk de ensino de música pelo San Francisco Orff Institute (CA, EUA), atuou em eventos de prestígio internacional, como o Festival Internacional de Inverno da UFSM (Vale Veneto, RS, 2019) e o Seminário Internacional de Vientos y Percusion (Bogotá, COL, 2018), além de ser professor colaborador do curso de pós graduação internacional em Educação Musical do Foro Latino-Americano De Educação Musical do Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro, RJ).

Confira a programação:

03/08 – Fazer Música em casa é divertido! (vídeos de jogos e dinâmicas musicais)

04/08 – Cantando e Brincando com o Cotidiano (exploração das possibilidades brincantes do cotidiano – vídeos e brincadeiras musicais)

05/08 – Reinventando as brincadeiras e jogos da infância (adaptação de canções folclóricas para o ensino remoto de música e para vivências em casa)

06/08 – Aulão gratuito para educadores (via zoom e youtube ao vivo)

07/08 – Brincadeiras e Jogos para Apps com mosaico (Vídeos e demonstrativos de dinâmicas usando aplicativos de ensino remoto)

08/08 – Live de Musicalização para Pais e Filhos (Instagram, youtube e Facebook)

09/08 – Live-Show de Lançamento da Plataforma Faça Música Brincando (Instagram)

Inscrições: através do formulário online neste link.

Redes sociais e site educador e compositor

https://www.thiagodiluca.com/
https://www.facebook.com/dilucathiago/
www.instagram.com/thiagodiluca
https://www.youtube.com/c/ThiagoDiLuca

Edição: Katia Marko