Paraná

Direitos indígenas

Suspenso julgamento de apelações que envolve demarcação de Terra Indígena no Paraná

Para ministro Dias Tofolli, julgamento em pauta do TRF4 vai contra ordem do STF que suspendeu processos na pandemia

Via Porém.net |
Julgamento de apelações do processo de demarcação da Terra indígena Tekohá Guasu Guavirá estava marcado para quarta-feira (22) - Paulo Porto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Tofolli, atendeu pedido da Comissão Guarani Yvirupa para suspender o julgamento de apelações civis do processo de demarcação de Terra Indígena Tekohá Guasu Guavirá, de ocupação tradicional do povo Avá-Guarani, localizada nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa, no Oeste do Paraná.

O julgamento estava marcado para essa quarta-feira (22), no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4). Segundo Toffoli, o julgamento entrou em pauta contrapondo ordem do STF de suspensão em todo território nacional dos processos que possam afetar a demarcação das terras indígenas enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Segundo o ministro Edson Facchin, que determinou a suspensão dos processos em 6 de maio, a continuidade das tramitações, com o risco de determinações de reintegrações de posse, agravaria a situação dos indígenas que já vivem em condições de vulnerabilidade.

Na reclamação ao STF, a Comissão Guarani Yvyrupa apontou que o julgamento neste momento causaria mais prejuízo às comunidades indígenas, especialmente por conta de estarem mais expostos a crescente contaminação e do número de mortos na região.

O pedido de julgamento de apelações foi ajuizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) com o intuito de suspender os trabalhos iniciados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para demarcação da Terra Indígena sob alegação que produtores rurais seriam afetados.

Edição: Lia Bianchini