Paraná

SOLIDARIEDADE VIVA

Sindicato dos Correios apoia moradores em situação de rua

É crescente a demanda por alimentos na rua

Curitiba (PR) |
O Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintcom-PR) e voluntários, preparam 350 marmitas - Giorgia Prates

Em um momento marcado por incertezas e dificuldades, a pandemia tem exposto grande parte da população a situações de vulnerabilidade. Para as pessoas que vivem em situação de rua, a situação é ainda mais grave.

Desde o início da pandemia alguns grupos de voluntários levam comidas e itens de higiene para quem está nessa situação mas, infelizmente, a demanda está cada vez maior. Muitos dos que estão somando nessas ações são pessoas que já estiveram em situação de rua e entendem bem dos sentimentos das pessoas que hoje não tem condições de se esconder das enormes possibilidades de contágio pelo Covid-19 e muito menos da fome.

O Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintcom-PR) e voluntários, preparam 350 marmitas diariamente, porém, esse número ainda não é suficiente para auxiliar toda a população em situação de rua, seja embaixo de viadutos ou nas praças do centro da cidade.

O diretor de comunicação do Sintcom-PR, Antonio Orlando (Kiko), nos relata a crescente procura por alimentos nas ruas.

“Quando começamos a ajudar na distribuição de marmitas, eram praticamente os mesmos rostos, todos os dias. De repente, vimos a fila dobrar a cada semana, com mulheres, crianças e idosos na fila. A gente enxerga neles a cara da fome e isso é estarrecedor”, afirmou.

Para continuar com o trabalho durante a pandemia, os voluntários estão precisando de novas e mais doações para continuar servindo almoço aos moradores de rua da capital.
As vidas de pessoas em situação de rua também importam. Se Estado não consegue ter olhos e mãos para fazer o seu dever, também, para com essa parcela da população, sua ajuda fará toda a diferença.

Como ajudar:

Eles precisam de doação de arroz, feijão, óleo, gás, embalagens descartáveis (vasilhames com tampa para marmita e colheres plásticas), proteínas (carnes e ovos) e copos de água mineral.

Onde entregar as doações:

Sede do SINTCOM-PR, em Curitiba. Rua Engenheiro Rebouças, 1595. Bairro Rebouças. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Edição: Giorgia Prates