Ceará

Futebol

Academias, bares e escolas seguem proibidos de funcionar em Fortaleza

Barracas de Praia e futebol profissional tiveram liberação de funcionamento

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Hoje (15), acontece o primeiro clássico rei desde a paralisação das partidas devido a crise causada pelo coronavírus. - Foto: Xandy Rodrigues

Fortaleza está atualmente na terceira fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais e, desde segunda-feira (13), as barracas de praias estão autorizadas a funcionar, assim como as agências de viagens. Além disso, o futebol profissional também está de volta, tanto na capital cearense como na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), lembrando que as partidas, por enquanto, serão realizadas de portas fechadas, sem a presença de público. Apesar dessas aberturas gradativas, o decreto de isolamento social no Ceará foi renovado mais uma vez e academias, bares e escolas continuam com funcionamento proibido.

O governo do estado do Ceará informou que na segunda-feira (13), a Arena Castelão passou por uma sessão completa de desinfecção e higienização para garantir a segurança dos profissionais envolvidos na partida de futebol. Ainda na segunda o estádio recebeu a primeira partida depois da pausa por conta da pandemia do coronavírus entre Guarany de Sobral e Fortaleza, pela 6ª rodada do Campeonato Cearense. E hoje, (15), a Arena Castelão recebe o Clássico Rei, que também acontecerá de portas fechadas e sem a presença de público. 

De acordo com o governo do estado do Ceará, as partidas de futebol estão limitadas a entrada de 250 pessoas. O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência nas dependências da Arena Castelão. Além disso, serão disponibilizados totens ou dispensadores com preparações de álcool a 70% ao lado de cada banco de reservas, na entrada das equipes no campo de futebol, vestiários, entradas dos estádios, enfermarias e em todos ambientes de uso frequente pelos usuários.

Coronavírus no Ceará

Atualmente, o Ceará tem 141.248 casos confirmados de coronavírus, 7.030 óbitos e 115.053 casos recuperados, segundo os últimos dados da plataforma IntegraSUS. No estado, a capital cearense segue liderando os números de casos confirmados, com 38.504.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que a Macrorregião de Fortaleza continua na fase 2. Já as regiões do Sertão Central, do Litoral Leste e Jaguaribe permanecem na fase 1. E na Macrorregião Sul, onde os indicadores continuam subindo, irá ser mantido o isolamento rígido nas cidades de: Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. 

Edição: Monyse Ravena