Rio Grande do Sul

Chuvas

Diminuem os desabrigados no RS mas quatro mil ainda não voltaram às suas casas

Segundo a Defesa Civil, cheias no Rio Grande do Sul deixaram milhares de desabrigados em 26 cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
São Sebastião do Caí, distante 60 quilômetros de Porto Alegre e um dos lugares mais atingidos pelas cheias da semana passada - Prefeitura de São Sebastião do Caí / Divulgação/ JC

Duas mil pessoas retornaram às suas casas, mas ainda existem mais de quatro mil desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A informação é da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. No seu boletim da tarde de segunda-feira (13) constam 4.362 desabrigados ou desalojados. Cinco cidades decretaram situação de emergência: Eldorado do Sul, Montenegro, Arroio do Meio, Roca Sales e São Jerônimo.

Vinte e nove municípios sofreram prejuízos em decorrência das cheias. Os desabrigados são moradores de 26 cidades. Em Roca Sales, no vale do rio Taquari, cerca de mil pessoas ainda não haviam conseguido retornar as suas moradias, continuando recolhidas a abrigos municipais ou casas de familiares.

Duas vítimas fatais

Em São Sebastião do Caí, distante 60 quilômetros de Porto Alegre e um dos lugares mais atingidos pelas cheias da semana passada, 42 famílias ainda não haviam retornado aos seus lares. Os vales dos rios Caí e Taquari registraram as maiores enchentes das últimas décadas.

No Estado, duas pessoas morreram. Em Colinas, vale do Taquari, Nestor Masarolo, de 73 anos, desapareceu na quarta-feira (8). No dia seguinte, seu corpo foi encontrado dentro do seu carro, levado pela correnteza do rio Taquari. Na terça (7), Geisson Vitz, de 34 anos, morreu em Caxias do Sul, depois que sua casa foi atingida por duas rochas que deslizaram durante a tempestade.

Alerta em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Defesa Civil local prorrogou o alerta de inundação na região das ilhas situadas no delta do rio Jacuí diante da Capital. Como os rios da Metade Norte do estado estão em declínio, um grande volume de água está sendo despejado no Jacuí, que conecta as bacias do interior gaúcho com o rio Guaíba e a lagoa dos Patos. Logo, o risco de inundação das comunidades ribeirinhas do delta aumenta significativamente.

Preventivamente, a prefeitura montou um abrigo emergencial na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na ilha dos Marinheiros, reservando dez salas de aula para esperar os possíveis desabrigados. Seis famílias já estavam no local.

Nesta segunda-feira, o nível do Guaíba estava um metro acima do normal. Menos mal que a meteorologia não prevê novos aguaceiros para a região Metropolitana. A previsão é de uma semana ensolarada e com queda de temperatura.

Solidariedade com desabrigados das ilhas

Visando ajudar as desabrigadas das ilhas de Porto Alegre, o Instituto E Se Fosse Você? está coletando doações de roupas e calçados para todas as idades, cobertores, toalhas e barracas. Confira onde deixar sua doação.


Campanha de doação / Divulgação

O Hospital Moinhos de Vento também está com uma campanha para ajudar os moradores das ilhas. Alimentos não perecíveis e agasalhos podem ser entregues na instituição, nos postos de coleta no saguão do 8° andar do Bloco B (com acesso pela Rua Tiradentes, 333) ou na portaria de serviços pela Rua Dr. Vale. Quantias em dinheiro também podem ser doadas à instituição. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Edição: Marcelo Ferreira