Paraná

COLUNA

RADAR DA LUTA - ENEM adiado, os dados da pandemia no Brasil e as eleições municipais

O adiamento do ENEM, as eleições municipais, e a pandemia do novo coronavírus são os assuntos da semana

Curitiba (PR) |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi adiado para janeiro de 2021 - Tomaz Silva/Agência Brasil

Enem 2020 só em 2021

O Ministério da Educação sem ministro anunciou na quarta, 8, que o Enem de 2020 só acontecerá no começo de 2021. As provas impressas estão previstas para 17 e 24 de janeiro. A versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação do Enem foi agendada para 24 e 25 de fevereiro. E os resultados estão previstos para 29 de março. Precisa ver se até lá já terá sido nomeado novo ministro depois do falsificador de currículo e do quase-ministro Renato Feder.

Recorde de mortos

Os números adoram contrariar os negacionistas. Pesquisa feita pelo BDF-PR no site dos cartórios que registra óbitos em todo o Brasil mostra que até junho deste ano houve aumento de 56.529 mortes no país em comparação com os mesmos seis meses de 2019. Foram 664.038. Acréscimo de mais de 9% em 180 dias ou o equivalente ao número de homicídios registrados em um ano no Brasil. A principal causa é a pandemia chamada de “gripezinha” pelo presidente.

Covid afeta a compreensão

Na quarta, 8, apesar de o Brasil passar de 67 mil mortos pela pandemia e bater recorde diários de contaminados, Bolsonaro fez postagem no Twitter dizendo que “nenhum país do mundo fez como o Brasil. Preservamos vidas e empregos sem propagar o pânico, que também leva à depressão (SIC) e mortes”. Realmente, não se tem notícia de nenhum país no mundo em que o presidente aja da maneira como Bolsonaro vem fazendo. Não à toa, o Brasil está virando um pária na comunidade internacional.

Candidatos a prefeito

Em prévias realizadas no domingo (5), o PT confirmou o nome de Paulo Opuszka para a disputa da Prefeitura de Curitiba. Na sexta-feira (3), o deputado estadual Tadeu Veneri retirou sua pré-candidatura por divergências com o diretório municipal. Foram 80 votos a favor de Opuszka e 10 contrários. Outro partido que definiu candidatura na capital foi o Partido Verde (PV), que escolheu Renato Mocellin para tentar a Prefeitura.

Edição: Gabriel Carriconde