Paraná

Educação

Candidato de oposição à atual gestão ganha eleições para reitor da UTFPR

Contagem extraoficial mostra disputa acirrada e vitória de Schiefler por 51% a 49%

Paraná |
Universidade Tecnológica tem eleições acirradas para reitor - Giorgia Prates

Marcos Schiefler, candidato de oposição à atual gestão da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, UTFPR, foi eleito com 51% dos votos válidos, segundo apuração transmitida pela internet e acompanhada reportagem do Brasil de Fato Paraná. A totalização e a divulgação dos dados oficiais estão previstas para o fim da tarde desta segunda-feira, na página da universidade, pela comissão eleitoral.

Pelos números que o BDF teve acesso, Schiefler derrotou o atual reitor, Luiz Alberto Pilatti, com os votos dos estudantes e técnicos administrativos, que tinham direito a 15% do total cada um. Como houve praticamente empate entre os professores, que detinham peso de 70% dos votos, o candidato de oposição saiu vencedor. Outro fator determinante foi a vitória em todos os setores em Curitiba, campus com o maior colégio eleitoral da UTFPR (veja números da apuração abaixo).

 

Eleição conturbada

Desde o começo da consulta, houve diversas polêmicas, com funcionários denunciando que o atual reitor forçara, no Conselho Universitário, que presidia e no qual tinha maioria dos votos, a volta das atividades na UTFPR para encaminhar a eleição. Depois, foi dado prazo curto para campanha e utilizado um sistema de votação que não havia sido testado adequadamente pela universidade.

Na apuração, prevista para o fim da eleição, no dia 30 de junho, a comissão eleitoral também não conseguiu apurar cerca de metade das urnas por problemas na chave que dava acesso aos resultados.

A comissão encarregada da apuração chegou a afirmar, em nota oficial, que não via como fazer a contagem. Porém, no sábado, 3, a candidata a vice-reitora na chapa de Pilatti e presidente em exercício do Conselho Universitário comunicou que havia sido achada uma forma de abrir as urnas e decidiu que a apuração ocorreria nesta segunda-feira, com posterior referendum do Conselho Universitário.

 

Nomeação depende do MEC

Apesar de ganhar a eleição e ser o primeiro nome da lista tríplice, Marcos Schiefler ainda depende da nomeação ao cargo de reitor pelo Ministério da Educação, cujo cargo de ministro encontra-se vago.


Percentual de votos válidos

(resultados extraoficiais ponderados a partir da apuração on-line)

Pillati 48,93%

Schiefler 51,06%

 

Professores

35,60% Pillati

34,39% Schiefler

 

Técnicos administrativos

7,22% Pilatti

7,77% Schiefler

 

Estudantes

6,10% Pillati

8,88% Schiefler

Edição: Pedro Carrano