Paraná

CICLONE-BOMBA

Ciclone deixa pessoas feridas, danifica casas, e milhões ficam sem luz no Paraná

Até às 11h da manhã de quarta, 1º, casas permaneciam sem luz em Curitiba e no litoral

Curitiba (PR) |
Ciclone-Bomba deixou rastro de destruição no Paraná e milhões sem energia elétrica por dias - Foto: Reprodução

Segundo informes da Defesa Civil do Paraná, o ciclone que atingiu a Região Sul na terça, 30 de junho, causou estragos em 30 cidades do estado e afetou mais de 30 mil pessoas. Com ventos que chegaram a até 120 quilômetros por hora, houve ferimentos em 10 pessoas nas cidades de Santa Lúcia e Ubiratã. 
Pelo menos 1,2 milhão de consumidores da Copel ficaram sem energia elétrica, a maior parte em Curitiba, Região Metropolitana e no litoral. Até a manhã da quarta, 1º de julho, cerca de 200 mil unidades ainda estavam sem luz nessas regiões. 

O abastecimento de água foi interrompido para 1 milhão de pessoas e a Sanepar suspendeu o rodízio. Houve também diversas quedas de árvore, o que levou os bombeiros a trabalhar a noite inteira para desobstruir vias.

Ocorrências no interior 

O boletim da Defesa Civil também informa que em Foz do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu, 100 imóveis foram danificados, afetando 800 e 400 pessoas em cada cidade. Também há pessoas desalojadas em General Carneiro (30), Contenda (7), Fazenda Rio Grande (4) e Pinhais (3).

Destelhamento em Curitiba

Várias casas na região sul de Curitiba foram impactadas pelo ciclone. Moradores dos bairros Fazendinha, Novo Mundo e Portão tiveram perda de telhas das casas. No Novo Mundo, associações de moradores acionaram a Defesa Civil, que atuou na região e deu auxílio às famílias no período da manhã no bairro.

Edição: Gabriel Carriconde