Ceará

Solidariedade

Campanha Periferia Viva realiza ação de solidariedade em 9 bairros de Fortaleza

No bairro Jangurussu, por exemplo, foram distribuídos aproximadamente 150 kits em três comunidades.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
As doações foram realizadas nos bairros: Cidade Jardim 2, Bela Vista, Pirambu, Jangurussu, Pedras, Messejana, Serrinha, Pici e várias comunidades. - Foto: Aline Oliveira

No último final de semana, a Campanha Periferia Viva realizou a entrega de dois mil kits de higiene pessoal em Fortaleza, nas periferias dos bairros: Cidade Jardim 2, Bela Vista, Pirambu, Jangurussu, Pedras, Messejana, Serrinha, Pici e várias comunidades. A ação teve como tema “Semana de Solidariedade: direito de quarentena. Quarentena com direitos” e foi promovida pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), em parceria com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Rede de Médicos e Médicas Populares, Igreja católicas, as pastorais sociais e Congresso do Povo.

Roberto Oliveira, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou das entregas que foram realizadas no bairro Jangurussu. De acordo com ele, lá foram distribuídos aproximadamente 150 kits para três comunidades: comunidade São Cristóvão, comunidade da Mana e comunidade Real. “A população reagiu de forma muito fraterna é muito agradecida pela solidariedade, pela campanha, porque, de fato, não tem outro suporte nesse momento. Não dá para esperar do Governo Federal nada nesse sentido. As pessoas não têm condição de ficar em casa. Muitas vivem da informalidade, e nesse momento, que tem que ficar em casa e que o comércio ainda tem dificuldade de se realizar, aumenta muito mais os problemas na vida das pessoas”.

Roberto informa que já vem sendo realizadas diversas ações de solidariedade no bairro, que vão desde a entrega de cestas básicas, em parceria com setores da igreja católica e agora a entrega dos kits, em parceria com MTD. E ele lembra que é importante os moradores também se ajudarem e se organizarem. “A nossa solidariedade sempre, por princípio, ela tem que vir acompanhada de organização. Se não tiver não podemos chamar de solidariedade de classe, né? Então acho que é nesse sentido que a gente tá fortalecendo as campanhas, tá fortalecendo em torno da Frente Brasil Popular, tá fortalecendo a Campanha Periferia Viva e vamos continuar, porque os grandes problemas não tem data para acabar. Nós estamos vendo uma escalada de desastre no país”.

Bruna Raquel, militante do MTD e da Campanha Periferia Viva afirma que a ação do fim de semana foi um sucesso e conseguiu está presente em diversas comunidades. “A população, no geral, se mostrou muito grata no fortalecimento das nossas relações com o povo. Estamos construindo novas ações dentro da Campanha Periferia Viva e as pessoas podem ajudar”. De acordo com ela, quem quiser ajudar pode colaborar entrando em contato com os movimentos envolvidos por meio das redes sociais, ou fazer a entrega das doações no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza.

Edição: Monyse Ravena