Paraná

EDITORIAL PR 173

Coronavírus: Paraná à beira do colapso

"O governo estadual reabriu atividades não essenciais em maio, e a consequência foi o aumento das mortes"

Curitiba (PR) |
São mais de 600 mortes notificadas no Paraná por Covid-19 - Rodrigo Felix Leal

São mais de 20 mil pessoas contaminadas com Covid-19 e 600 mortes notificadas no Paraná. O número de óbitos diários tem batido recorde. Alguns hospitais da região metropolitana de Curitiba estão sem leitos de UTI para pacientes com coronavírus. Cidades como Francisco Beltrão e Cascavel também encontram-se em uma situação dramática.
O relaxamento das medidas de isolamento mostrou um lamentável resultado. Afirmando “equilibrar a economia e a saúde”, o governo estadual reabriu atividades não essenciais em maio, e a consequência foi o aumento das mortes.
Agora, o governo é pressionado, inclusive pelo MP estadual, para decretar medidas, em sete regionais de saúde do estado, que fecham os serviços não essenciais, impedem circulação de pessoas entre 22h e 5h, e limitam a entrada a supermercados com senhas, entre outras medidas.
O papel do poder público, se de fato preocupado com a saúde e com a economia, e não com a pressão dos patrões, é dar condições para que todos tenham renda e moradia digna durante e depois da pandemia. Ressaltando que os trabalhadores das atividades essenciais, que não podem parar, estão enfrentando transporte público lotado e condições de trabalho inseguras.
Sem políticas públicas com planejamento e medidas efetivas de prevenção, nossa vida está em risco.

Edição: Pedro Carrano