Pernambuco

DIREITOS

Entregadores do Recife aderem a paralisação nacional nesta quarta (01)

Pauta são melhores valores, mais segurança e direitos para quem trabalha por aplicativos de delivery

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Já confirmada em 18 estados, a parada de amanhã é um protesto contra o baixo valor pago por corridas - Roberto Parizotti/FotosPublicas

Os entregadores de aplicativo estão organizando uma paralisação nacional de 24 horas para essa quarta (01). Já confirmada em 18 estados, a parada de amanhã é um protesto contra o baixo valor pago por quilômetro rodado e os bloqueios feitos pelas empresas, como Rappi, Ifood, Loggi e Uber Eats. Os entregadores exigem, dentre outros direitos, uma taxa mínima de R$2,00 por quilômetro percorrido; seguro de roubo, acidente e vida e aumento no valor mínimo por entrega. No Recife, a Associação dos motofretistas de Pernambuco (AMAP-PE) está convocando o ato de paralisação para às 8h no Centro de Convenções de Pernambuco, que fica no bairro de Salgadinho, em Olinda.

Pammela Silva, entregadora e membra do coletivo Entregadores Antifascistas ressalta que a paralisação é necessária para cobrar uma posição dos aplicativos “esse primeiro ato é importante para unir a categoria dos entregadores e mostrar que podemos sim reivindicar nossos direitos e mostrar aos aplicativos que eles precisam ter responsabilidade com o nosso trabalho. Estaremos juntos da AMAP e pedimos que seja respeitado o distanciamento social e também o uso de máscaras, que será obrigatório”.

Precarização

Um estudo recente feito pela Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir trabalho) da Universidade de Campinas (UNICAMP) mostrou que a pandemia do coronavírus precarizou ainda mais o trabalho dos profissionais com o aumento da demanda de entrega por delivery. Desta forma, eles passaram a trabalhar mais horas e os custos com equipamentos e materiais de prevenção à contaminação pela Covid-19 também pesaram ainda mais no bolso dos trabalhadores informais.

Por meio das redes sociais, os entregadores estão usando a hashtag #apoieobrequedosapps para orientar a população sobre como se solidarizar ao movimento por condições mais dignas de trabalho. Para quem quiser contribuir na paralisação sem sair de casa, as dicas são as seguintes: Não peça comida pelos aplicativos no dia da paralisação; Avalie os apps negativamente, ou seja, com a menor nota possível. Os entregadores também sugerem postagem de comentários em apoio à paralisação nas lojas de apps para chamar atenção de outros usuários.


 

Edição: Vanessa Gonzaga