Paraná

MEIO AMBIENTE

Araucárias podem ser extintas em 50 anos

Velocidade do desmatamento conta com a colaboração do governo do Paraná e federal

Curitiba (PR) |
Ato realizado em protesto contra o desmatamento das araucárias - Giorgia Prates

A Araucária, símbolo do Paraná, pode entrar em extinção em 2070. Daqui a 50 anos. Segundo um estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido em parceria com a UFPR, em 2009 as áreas remanescentes não passavam de 12%. Em dez anos, caiu para 6,5%, sendo que 98% dessas áreas restantes não são protegidas.
Pior, depois de décadas de exploração irresponsável e ausência de fiscalização, resta menos de 1% de floresta com araucária em bom estado de conservação. A extinção pode ser acelerada por iniciativas atuais do poder público. Governo do Paraná e federal têm atuado para enfraquecer ainda mais a fiscalização e a proteção ambiental.

O tal “passar a boiada” do ministro Ricardo Salles. Por aqui, um projeto de lei busca autorizar o corte de araucárias. Já uma empresa do setor elétrico recebeu autorização para desmatar em 24 municípios paranaenses. O progresso que destrói.
Para Ogiem Guimarães, diretor-executivo do Observatório de Justiça e Conservação, no 24 de junho, data que marca o Dia da Araucária “O desmonte ambiental promovido pelo Governo federal se espalhou pelo governo paranaense”.

Edição: Pedro Carrano