Pernambuco

CAMPO

Garantia-Safra é expandido para mais 13 municípios em Pernambuco

Cerca de 22 mil agricultores e agricultoras terão direito ao benefício de R$850,00

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Municípios não receberam o Garantia-Safra pela perda da safra de 2018-2019, por não estarem registrados como prejudicados pela perda no Ministério da Agricultura - Prefeitura Municipal de Araripina

Em Pernambuco, agricultores de 13 municípios receberão os recursos do Garantia-Safra. O benefício é no valor de R$850,00 e cerca de 22 mil agricultores e agricultoras terão direito a receber o auxílio. Foram beneficiados os trabalhadores rurais dos municípios de Araripina, Bodocó, Carnaubeira da Penha, Flores, Sertânia, Tacaratu e Terra Nova, no sertão do Estado; e Belo Jardim, Ibirajuba, Lajedo, Orobó e São Bento do Uma, no agreste.

Inicialmente esses municípios não receberam o Garantia-Safra pela perda da safra de 2018-2019, por não estarem registrados como prejudicados pela perda no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas após apresentar recurso, comprovou-se a perda de 50% ou mais das lavouras e os trabalhadores e trabalhadoras rurais inscritas no programa tiveram direito ao benefício. No Estado são cerca de 55 mil famílias beneficiadas distribuídas em 52 municípios.

Garantia-Safra

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio em dinheiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Edição: Vanessa Gonzaga