Paraná

PORÉM

Greca adota rodízio de Covid-19 em Curitiba (PR)

Prefeitura cria escala de cores para definir níveis de isolamento e exposição social

Curitiba (PR) |
Greca durante anúncio da abertura do comércio em Curitiba (PR) - Reprodução

Seguindo exemplo do estado de São Paulo, a Prefeitura de Curitiba adotou o rodízio de Covid-19. Nesta proposta, a gestão municipal criou níveis de isolamento e exposição social, restringindo e liberando atividades conforme cores. São três possibilidades: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). As cores mudam conforme a propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.

Conforme as cores mudam, os estabelecimentos comerciais podem ir de atender as determinações do protocolo sanitário, passando por funcionamento com horário restrito ou recomendação de suspensão (nível amarelo) ao fechamento. O rodízio é estabelecido para salões de beleza, comércio, shoppings, igrejas, academias, escritórios e hotéis. Os estabelecimentos de ensino seguem fechados, independente da cor e dependem de autorização do governo estadual para reabrir.

O prefeito Rafael Greca (DEM) defendeu o novo protocolo. “Resolvemos estabelecer um novo protocolo social para o enfrentamento do Covid-19. É uma construção coletiva com a sociedade curitibana. Nós criamos isso e estamos navegando em um mapa que nós vamos fazendo. Estamos caminhando num caminho que vai sendo trilhado”, direcionou.

Ele ainda disse que, independente das cores, a cidade pode fechar se os casos aumentarem. “O meu coração se aperta com a possibilidade de fechar Curitiba, de decretar o lockdown. Fomos uma cidade inteligente, onde as pessoas obedeceram as recomendações da Secretaria de Saúde. Mas episódios recentes de gente que facilitou promovendo aglomerações podem nos levar, por decreto, a cassar todos alvarás. Mas isso eu não quero fazer. Mas depende de vocês”, responsabilizou.

Curitiba tem 1399 casos confirmados e 63 mortes. Em 22 de maio, quando o governo estadual autorizou a reabertura de shoppings e academias, a cidade registrava 921 casos confirmados e 36 óbitos.
 

Edição: Gabriel Carriconde