Paraná

CORONAVÍRUS

Com 118 contaminados, frigoríficos de Cascavel (PR) são alvo do Ministério Público

Órgão pede afastamento imediato e testagem em massa de trabalhadores da Coopavel

Curitiba (PR) |
Frigoríficos tem aumento de casos de coronavírus em Cascavel (PR) - Foto: Giorgia Prates I Diagramação: Vanda Morais

No Oeste do Paraná, os frigoríficos “são uma grande mola propulsora da proliferação do Covid-19”, diz Paulo Porto, vereador em Cascavel. Confirmando o que diz o vereador, na sexta (5), o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação contra a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), proprietária dos frigoríficos Frialves e Frisuínos.

Na ação, pede-se o afastamento imediato e remunerado de todos os empregados e trabalhadores terceirizados das unidades pelo prazo mínimo de 14 dias e a realização de testagem em massa desses trabalhadores custeada pela empresa. A ação vem após uma série de recomendações do MPT à Coopavel em meses anteriores, alertando para a necessidade de adequação dos frigoríficos a normas que garantissem a proteção da saúde dos trabalhadores ao coronavírus.

Sucessivas vezes foram desrespeitadas recomendações de levantamento de trabalhadores com doenças crônicas, afastamento por tempo adequado daqueles com suspeita de Covid-19, respeito ao distanciamento entre os trabalhadores, fornecimento de equipamentos de proteção individual e transporte particular da empresa, que garantisse o distanciamento no deslocamento.

“A conduta da ré se configura como gravíssima. [...] Hoje a ré possui o estarrecedor número de 118 casos de trabalhadores contaminados, sendo o segundo frigorífico em número de Covid positivo no Paraná”, afirma o MPT na ação. Contrariamente ao detalhamento de infrações pelo MPT, a vigilância em saúde do trabalhador de Cascavel informa que a Coopavel está cumprindo todas as recomendações de proteção aos trabalhadores.

Para o vereador Paulo Porto (PT), o papel da Prefeitura de Cascavel merece atenção e cobrança. “Nos cabe a seguinte pergunta: como é possível que esses mesmos frigoríficos atendam tão bem e de maneira tão imediata às recomendações da vigilância de Cascavel e atendam tão mal, de forma tão intransigente, as recomendações do MP para as mesmas questões de proteção do trabalhador?”, questiona.

Edição: Gabriel Carriconde