Paraná

editorial PR 170

Escancarar o que Bolsonaro quer mascarar

“A escalada de mortes prossegue em uma nação ansiosa por respirar em paz”

Curitiba (PR) |
Ato realizado no domingo (7), mesmo em meio a um forte cerco e aparato policial - Giorgia Prates

As informações são armas no enfrentamento a uma doença mortal como a covid-19. E Bolsonaro segue em guerra contra o povo brasileiro. Em vez de políticas voltadas ao cuidado com as vidas, investe na desinformação e alimenta seguidores fanáticos com suas mentiras. O General Eduardo Pazuello na condução do Ministério da Saúde atrasa e confunde informações oficiais básicas sobre o curso da pandemia no Brasil.

A escalada de mortes prossegue em uma nação ansiosa por respirar em paz. Aliás, a partir do brutal assassinato de George Floyd, justamente por asfixia, multidões em todo o mundo saíram às ruas em defesa das vidas negras. Tragicamente, em meio ao despertar por mudanças, no Brasil uma criança negra de cinco anos caiu do nono andar de um prédio de luxo: Miguel. Sua mãe trabalhava na casa de uma família rica, e não teve trégua dos patrões brancos nem mesmo ao ter contraído a covid-19.

A revolta contra essa violência, que tem por critério estrutural a cor da pele, é engrossada pelos gritos por democracia. Estamos vendo os atos de protesto se espalharem pelas cidades. Dezenas de mascarados, por proteção contra o contágio, escancaram o que as máscaras de Bolsonaro não escondem: a crueldade de um governante em seu projeto autoritário de poder.

 

*Edição de Naiara Bittencourt e Guilherme Uchimura

Edição: Pedro Carrano