Paraná

Coluna

Os componentes de um cometa

Imagem de perfil do Colunistaesd
Coluna de Pedro Carrano - Diagramação: Vanda Morais
Aparece sempre pelas ruas estreitas da Vila Leão, bairro de Curitiba, traçando sua órbita

Halley é um nome de cometa, mas este é inédito na astronomia. É um cometa lento, bonachão. Disponível a todo momento, quase um animal protetor, grande e alerta, atento a cada pessoa. Aparece sempre pelas ruas estreitas da Vila Leão, bairro de Curitiba, traçando sua órbita de casa em casa, de pessoa em pessoa. Frequenta a associação de moradores.

Vai até diante da calçada de uma casa perguntando “O vizinho precisa de apoio?”, e Halley limpa calçadas, atravessa mundos para além de si mesmo. Ajuda a descarregar frutas e os mamões suculentos do Ceasa no trabalho de solidariedade. Halley não pede nada em troca, e hoje vai acumulando em silêncio – como astro que se preze -, o momento em que possa receber
um abraço.

Ele tem essa luz lá dentro do núcleo, quando miramos, a olho nu, e logo o consideramos uma boa pessoa. Cometas como esse são periódicos, não estão extintos, são a realidade de nosso povo, muitas vezes oculta pelo lucro e individualismo imposto pela ideologia que aprisiona tanto. Quem tem, afinal de contas, a coragem de fazer esse trajeto de Halley?

Edição: Gabriel Carriconde