Rio de Janeiro

CINEMA

Filme sobre Eduardo Suplicy será exibido neste sábado (23) gratuitamente

Após o documentário "Quatro dias com Eduardo", petista participa de debate no YouTube

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Filme do Suplicy
"Quatro dias com Eduardo" acompanha os bastidores da campanha política do petista para a Câmara Municipal de São Paulo - Divulgação

Um dos personagens políticos mais icônicos do Brasil, Eduardo Suplicy é tema de documentário que será exibido neste sábado (23), às 19h, por meio do canal de youtube Cine Lândia Virtual. Exibido no Festival do Rio 2019, “Quatro Dias com Eduardo” (76 min) mostra os últimos dias da eleição municipal de São Paulo, que levaram o ex-senador ao posto de vereador mais votado do Brasil, com 301,4 mil votos.

Após a exibição, que será gratuita e aberta ao público, Suplicy participará de debate com o diretor do longa, Victor Hugo Fiuza, com a produtora Glenda Almeida e com a jornalista Mônica Dallari. No papo, falarão sobre os dias de filmagem, o cenário político atual e também sobre a Renda Básica de Cidadania, seu projeto de vida e que se tornou Lei no Brasil em 2005. O público poderá enviar perguntas pelo chat.

O filme leva o espectador a acompanhar a rotina intensa e imprevisível do ex-senador nos últimos dias da eleição municipal de 2016 e também após sua conquista como o vereador mais votado da cidade de São Paulo, com 301,4 mil votos.

::Estreia de filme sobre Eduardo Suplicy tem sessão lotada no Festival do Rio::

“O filme tem uma perspectiva mais contemplativa ao olhar para o cenário político brasileiro dos últimos anos. Ainda que se passe inteiramente em 2016, traz uma atualidade dentro de uma abordagem menos panorâmica e mais intimista. Ele também é um registro de uma personalidade icônica da política brasileira e da primeira eleição após o impeachment, uma espécie de termômetro para 2018”, explica Victor Hugo Fiuza, diretor do longa-metragem.

Primeira eleição após o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, um cenário político conturbado e o Partido dos Trabalhadores travando uma luta para a tentativa de reeleição de Fernando Haddad. É nesse pano de fundo que se passa "Quatro Dias com Eduardo", primeiro longa-metragem rodado sobre Eduardo Suplicy, que teve sua estreia no Festival do Rio de 2019.
 
Para rodar "Quatro Dias com Eduardo", o diretor, a produtora Glenda Almeida e o diretor de fotografia Thiago Rios saíram do Rio de Janeiro para acompanhar a agenda intensa e acelerada do então candidato a vereador. “A persistência, algumas vezes inusitada, de Eduardo Suplicy sempre nos chamou atenção. O que poderíamos descobrir estando mais perto?”, conta Glenda, produtora do documentário.

Para encontrar essa resposta, a equipe mergulha em uma rotina intensa e cheia de compromissos. E ao trazer isso para as telas, leva o espectador para conhecer a vida privada e os bastidores do fazer político de Eduardo Suplicy. Em parceria com uma equipe técnica de São Paulo, foram de comícios no Capão Redondo a uma tradicional missa de domingo, de uma peça de teatro no centro da cidade a entrevistas para imprensa e de aulas de ginástica ao momento de comemoração de sua vitória nas eleições.

Edição: Eduardo Miranda