Paraná

CORONAVÍRUS

Mortes por pneumonia superam números do ano passado

Dados levantam suspeita de subnotificação de casos de coronavírus no Paraná

Curitiba (PR) |
Entrada do Hospital de Clínicas, em Curitiba (PR) - Giorgia Prates

Dados do Portal Transparência - Registro Civil revelam que o número de óbitos por doenças respiratórias, em todo o Brasil, já é superior a 2019. E o Paraná segue a mesma tendência. Os números baseiam se nas Declarações de Óbito registradas nos cartórios relacionadas à Covid-19 e causas respiratórias. 

No Brasil, de janeiro a 12 de maio de 2020, são 70.437 óbitos por pneumonia. Número já superior a 2019, que, no mesmo período, registrou 66.170 casos. No Paraná, foram, em 2020, considerando apenas 12 dias deste mês, 3.651 casos de morte por pneumonia. Contra 3.323 de janeiro a todo o mês de maio de 2019. Como há 113 mortes por coronavírus confirmadas no Estado, esses números trazem dúvidas sobre subnotificação por falta de resultados de testes, já que uma das principais decorrências do novo vírus é exatamente pneumonia e insuficiência respiratória. 

Se for analisado, por exemplo, um período mais curto, entre 30 de abril e 12 de maio, há registro em 2019 de 62 mortes por pneumonia. Enquanto que, no mesmo período, em 2020, o número quase quadruplica, chegando a 215 óbitos. Os números de óbitos por pneumonia vêm crescendo no Paraná e são superiores às mortes registradas como Covid-19. É possível que esses casos sejam agravamento do coronavírus, porém não estão sendo registrados como.

No Paraná, foram, em 2020, considerando apenas 12 dias deste mês, 3.651 casos de morte por pneumonia. Contra 3.323 de janeiro a todo o mês de maio de 2019. Como há 113 mortes por coronavírus confirmadas no Estado, esses números trazem dúvidas sobre subnotificação por falta de resultados de testes

Ao analisar esses dados, a especialista em saúde da família do trabalhador e técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Campo Largo, Manoela Lorenzi, além de confirmar que os casos de internamento por pneumonia aumentaram, diz que a falta de testagem dificulta identificar se são relacionados à Covid- 19. “Parece lógico que, em meio à pandemia de uma doença viral, que traz consequências para o sistema respiratório, haja como consequência o aumento de casos de pneumonia. Porém, se não forem realizado testes, entrarão como casos suspeitos sem coleta.” Atualmente, no Paraná, segundo dados da Sesa, site institucional da Secretaria de Saúde do Estado, são 582 casos suspeitos de infecção por coronavirus. 


Dados no Portal da Transparência da Associação de Cartórios mostram possível sub-notificação de mortes no PR / Reprodução

A possibilidade de subnotificação é compartilhada por Irene Rodrigues, que integra a Secretaria de Saúde do Trabalhador da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público (Confetam). “Tem grande probabilidade que os números de casos do coronavírus estejam subnotificados, pois, sem a testagem, os dados ficam suscetíveis a erros. Para além dos dados de pneumonia, já há um elevado número de óbitos sem causa específica”, diz Irene. 

Resposta da Sesa

A Secretaria Estadual da Saúde, em nota para o Brasil de Fato Paraná, respondeu que “A Sesa está rastreando todas as declarações de óbito que tenham menção de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como forma de aumentar a captação de casos não notificados ou não mencionados na declaração de óbito. Entretanto essa análise leva mais tempo, pois depende de revisão de prontuários clínicos e em algumas situações, o tempo entre os sintomas até o óbito é curto. Também instituiu a coleta de exames de biologia molecular (RT-PCR) e teste rápido para testar covid-19 em todos os óbitos suspeitos por coronavírus.” 

Paraná tem menos casos confirmados, mas mais mortes por coronavírus 

Outro indicativo de que os casos de coronavírus estejam subnotificados no Paraná por conta da falta de testes é que, comparando os três estados da Região Sul, o Paraná tem o menor número de casos confirmados, mas a maior incidência de mortes. 

Pelos dados oficiais, no Paraná, até 12 de maio, são 1.906 casos de infecção por Covid-19, com 113 mortes. O Rio Grande do Sul tem quase o mesmo número de mortes, mas com cerca de mil infectados a mais. São 11 mortes e 2.917 casos confirmados. Já Santa Catarina tem 73 mortos para quase o dobro de casos confirmados que o Paraná, 3.767. 

Em suas últimas entrevistas, o governador Ratinho Jr. e seus assessores têm dito que vão aumentar o número de testes no estado. A promessa é de entregar 178 mil testes rápidos aos 399 municípios. Em abril, foram anunciados 52,4 mil para as regionais de saúde. 

Edição: Gabriel Carriconde