Paraná

EDITORIAL PR 165

Bolsonaro impõe autoritarismo e caos ao país

O "cala a boca" a jornalistas foi mais um episódio do neofascismo

Curitiba (PR) |
As características neofacistas do governo são evidenciadas na manipulação de informações - Giorgia Prates

Bolsonaro reafirma, cada vez mais, o autoritarismo de seu governo. A cada pronunciamento ficam explícitas as ameaças às instituições democráticas, à imprensa, à ciência. Nessa semana, participou novamente de ato contra o STF e o Congresso afirmando que não vai “mais admitir interferência” e invocando as Forças Armadas em sua defesa. Sabe-se do número recorde de militares da reserva em seu governo. Embora, oficialmente, o exército não tenha, até aqui, endossado tais opiniões.

As características neofascistas do governo são evidenciadas na manipulação de informações, no desprezo aos mais pobres, no apelo à violência, na afronta a todas as instituições que têm como função fiscalizar abusos do poder Executivo.

Bolsonaro foge do debate sobre a crise sanitária e humanitária que devasta, em números alarmantes, um dos países mais desiguais do mundo. Enquanto grande parte da população corre atrás da sobrevivência e conta os mortos vítimas da pandemia, o presidente agrava a crise parecendo se aproveitar do contexto caótico e desolador para implementar seus projetos, que beneficiam apenas seus familiares e aliados.

Cabe ao povo organizado e às instituições democráticas do país conter o presidente que ameaça a vida dos brasileiros. Solidariedade entre os trabalhadores, confiança, resistência, unidade de esquerda e um programa alternativo e popular ao país serão decisivos no período em que entramos.

 

Edição: Pedro Carrano