Paraná

REPRESSÃO

Guarda Municipal de Araucária executa ação violenta em área de ocupação

Famílias são feridas em despejo em Araucária (PR)

Araucária (PR) |
A GM de Araucária pelas imagens executa o despejo com violência - Divulgação

Balas de borracha. Tratores. Estilhaços.

Pessoas da comunidade, mulheres e senhoras mais velhas feridas em ação desnecessária.

Este é o resultado de ação da Guarda Municipal de Araucária que ocorreu hoje pela manhã (25) em área de ocupação, na área conhecida como "Santa Cruz", cumprindo ordem judicial - de acordo com justificativa da Guarda Municipal de Araucária. 

As imagens são enviadas por lideranças populares. A Guarda Municipal de Araucária confirmou por telefone que buscou, com tratores, destruir novas construções no terreno, de preservação ambiental. 

Os vídeos acusam violência. Estamos atrás de mais informações.

A medida contrasta com qualquer orientação para o período de crise do coronavírus, quando na esfera estadual o Tribunal de Justiça recomendou a não execução de despejos forçados neste período em áreas de regularização fundiária. Ainda que não tenha sido necessariamente uma execução de reintegração de posse, cabe perguntar por que o ataque às famílias neste momento? Neste momento de poucos recursos, é justo destruir parte de um imóvel da população? 

Paulo Luz, coordenador do plantão da Guarda Municipal, para quem a reportagem telefonou, recomendou a reportagem ir à Secretaria estadual de Segurança e corregedoria da Guarda Municipal. Colocou como inevitável a ação que feriu uma senhora com bala de borracha. 

Edição: Pedro Carrano