Paraná

POLÍTICA PÚBLICA

Famílias sofrem com demora em renda emergencial

Governo tarda a depositar recursos. Pessoas têm dúvidas e dificuldades com burocracia

Curitiba (PR) |
"O que eu mais queria era os 600 reais; vendi a geladeira pra pagar o aluguel", relata trabalhadora - Giorgia Prates

Roseli* fez inscrição para o programa de renda emergencial, que está em análise há mais de uma semana. Trabalhadora autônoma, ela prepara doces, que o marido, hoje em grupo de risco, vendia nas ruas, mas não tem saído. 

A situação financeira, dificuldade de ter um plano de internet, idade avançada ou profissão em caráter precário, tudo dificulta a solicitação. O presidente da Caixa justificou em coletiva de imprensa a demora pela grande demanda de pedidos. Porém, para essas famílias, a necessidade não pode esperar. Os relatos de problemas se somam. 

A reportagem do Brasil de Fato Paraná conversou com dez famílias, que vivem no chamado bolsão Formosa, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, região histórica de luta por moradia, e apenas uma conseguiu a aprovação e tem a perspectiva de receber o recurso. O local abriga cinco associações de moradores e diversos barracões de material reciclável. 

Regina, moradora local, fez a inscrição, mas tem dúvidas sobre como receber o auxílio. É a mesma questão de Tiago, que não sabe como sacar o dinheiro. Ele era encanador e, agora, na crise, trabalha como coletor de material reciclável. Eliane, mãe de dois filhos, um deles com problemas de saúde, relata que há doze dias não tem retorno sobre o pedido. Já Anderson era motorista de Uber, mas enfrenta dificuldades, sem passageiros. O relato de Solange é cortante: “O que eu mais queria era os 600 reais, vendi a geladeira pra pagar o aluguel, fiz o pedido desde o primeiro dia e não sai a análise”, conta. 

Até 8h do dia 21 (terça), a Caixa Econômica Federal havia contabilizado 43,8 milhões de cadastros para pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para autônomos, desempregados e trabalhadores com MEI (microempreendedores individuais). O banco liberou R$ 16,3 bilhões, para 24,2 milhões de pessoas. 

Porém, muitos trabalhadores não conseguem nem resposta de avaliação do pedido de auxílio. 

Informação e assessoria popular 

Pablo Bandeira, advogado popular em Feira de Santana (BA) e integrante do Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras por Direitos (MTD-BA), ajudou a criar, via grupo de Whatsapp, uma rede de informações das famílias de áreas de ocupação – iniciativa que ocorre em vários estados na campanha Periferia Viva. Bandeira afirma que “As pessoas têm muitas dúvidas, dos que já acessaram benefício bolsa família, calendário de pagamento. Em Feira de Santana, estamos com um canal de ‘zap’ com 20 e 30 mensagens por dia”, relata. 

Ele elenca também como dificuldades da população problemas no CPF e no próprio recebimento do recurso. “Temos orientado que procurem a Caixa Econômica Federal, o canal de atendimento por telefone, mas o canal está sobrecarregado”, afirma. 

A mesma situação vivenciam advogados populares em Curitiba e Londrina, que recebem dúvidas de integrantes de comunidades. Anna Sandri, advogada popular e militante do Levante Popular da Juventude, que assessora a região da Formosa, reitera que o problema central é a demora. “Há pessoas que não sabiam que tinham direito ao auxílio, e por isso não haviam feito inscrição. Há dúvidas sobre o funcionamento da poupança digital, e os prazos disponíveis para saque. O governo tem que pagar logo, o povo tem pressa para superar a fome”, critica.

Em Londrina, movimentos populares formaram uma equipe de triagem para esclarecer dúvidas da população, organizam as dúvidas e enviam a um grupo especializado de advogados. “Na maioria, são pessoas que conseguiram fazer a solicitação do renda emergencial, está em análise, mas são muitas dúvidas, precisaria de um contato mais humano, presencial”, afirma Fernan Silva, do Levante Popular da Juventude.

*Como o governo federal se mostra cada vez mais autoritário, preferimos preservar o sobrenome dos entrevistados. 

DÚVIDAS E CONTATOS

- Quem não tem conta em banco: 

A Caixa cria automaticamente uma conta digital, via aplicativo. Pode ser feito também saque na boca do caixa ou em agências lotéricas. 

- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) 

Esta é uma das principais dúvidas, para quem tem erro ou desatualização no CPF. Quem não tem CPF no Paraná deve enviar e-mail para: [email protected].  

- Tenho direito ao auxílio emergencial?  

O auxílio é para: 

 - Contribuinte individual da Previdência Social, 

- Trabalhador Informal, 

- Microempreendedores individuais (MEI), 

A pessoa deve pertencer a família em que a renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00). 

Contato para informações gratuitas e dúvidas: 

Em Curitiba, ligue: 41 9599-1506 (Anna) 

Em Londrina: 43 9810-6459 (Fernan) 

Site da Caixa:

http://www.caixa.gov.br

 

 

Edição: Frédi Vasconcelos