Pernambuco

CINEMA

13º edição do Curta Taquary apresenta quatro filmes pernambucanos na programação

Este ano, por conta da quarentena, o Festival acontece online

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os curtas “O Menino que tinha medo do rio” (Petrolândia), “A menina da Ilha” (Orocó) e “Rio Mar” (Santa Maria da Boa vista) foram selecionados para o Festival. - Sara Andrade


A difusão da produção cinematográfica pernambucana não para. Durante o período de quarentena entre os dias 22 e 25 de abril está acontecendo a 13º edição do Curta Taquary - Festival Internacional de Curtas metragens em formato online. Nesta edição, Pernambuco concorre com quatro filmes na programação.
Os curtas “O Menino que tinha medo do rio” (Petrolândia), “A menina da Ilha” (Orocó) e “Rio Mar” (Santa Maria da Boa vista) foram selecionados para o Festival. Todos os três foram realizados em comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco através do projeto Cinema do Interior – edição especial Velho Chico.
Através de oficinas e produções junto às comunidades locais, que trabalharam com elaboração de roteiro, produção e atuação, foram produzidos os curtas-metragens. Dos cinco produzidos pelo projeto, três foram selecionados para concorrer na Mostra Competitiva Dália da Serra, uma das sete mostras do Festival.
Já na Mostra Primeiros Passos, participa o documentário pernambucano “Deus te dê boa sorte”. O documentário conta a história de parteiras indígenas Pankararu do sertão de Pernambuco e a narrativa se desenvolve através dos olhares e vivências de Mãe Dora, tia Ana, Luciene e Juliana. Quem assina o documentário é a estreante Jaqueline Farias, pesquisadora em relações étnico-raciais e mestre em educação em saúde. 
A edição conta com sete mostras competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. O festival contou com 744 filmes inscritos e selecionou 82 para serem exibidos nas mostras. 
Os filmes poderão ser assistidos através do site do evento. Na aba Programa 2020 é possível procurar a mostra de interesse.
 

Edição: Monyse Ravena