Paraná

Solidariedade

Cooperativas do MST doam 1.500 litros de leite para Hospital das Clínicas de Curitiba

Doações realizadas nesta sexta-feira em todo o estado somam 43 toneladas de alimentos

Curitiba (PR) |
Em Curitiba, cooperativas da reforma agrária doaram 1.500 litros de leite integral ao Hospital de Clínicas da UFPR - Joka Madruga

Nesta sexta-feira (17), famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam a doação de mais de 43 toneladas (43 mil quilos) de alimentos em hospitais, asilos e comunidades carentes de todas as regiões do estado. A ação integra uma campanha nacional do Movimento em solidariedade a quem já sofre com a falta de alimento por consequência da pandemia do novo coronavírus.

Em Curitiba, cooperativas da reforma agrária doaram 1.500 litros de leite integral ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A entrega ocorreu às 10h. O alimento é da marca Terra Viva, beneficiado pela Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina - CCA/SC, composta por 13 cooperativas e associações filiadas.

Nas regiões Norte e Centro-oeste do estado, dez assentamentos e acampamentos se uniram para doar 5.680 litros de leite integral: 416 litros distribuídos para o Hospital Universitário (HU) de Londrina; 400 litros no Hospital do Câncer de Londrina; 500 litros distribuídos em bairros de Arapongas; 200 litros no Hospital Regional de Ivaiporã; os 4.164 litros restantes serão entregues ao HU e ao Hospital do Câncer de Londrina ao longo das próximas semanas, de forma programada, para atender a demanda e a capacidade de armazenamento das instituições de saúde.


Foto: Joka Madruga

Nesta data, a mobilização também marca o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, criado em memória aos 19 trabalhadores Sem Terra assassinados no massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. “Em função desse momento atual de crise de saúde pública, a melhor forma de nós mantermos a lealdade e a memória a esse lutadores e camponeses que deram a vida em prol de uma causa de repartir a terra é repartir o que temos de melhor que é fruto do nosso trabalho, que é o nosso alimento”, diz Roberto Baggio, da coordenação nacional do MST.

Ainda na capital, cerca de três toneladas de alimentos foram distribuídas a famílias do Jardim Pantanal, do Boqueirão, da ocupação Portelinha, do Santa Quitéria. Integrantes e apoiadores do MST também produziram e estão distribuindo cerca de 500 marmitas à população em situação de rua da capital.

Entre os dias 7 e 13 de abril, as comunidades do MST do Paraná já haviam doado cerca de 35 toneladas de alimentos em todo o estado.

Edição: Lia Bianchini