Paraná

RADAR DA LUTA

Fake news insistem sempre, conhecimento resiste

Cerca de 95% das pesquisas sobre coronavírus estão sendo feitas por universidades públicas

Redação I Curitiba (PR) |
O conhecimento científico produzido pelas universidades públicas no combate ao coronavírus, é destaque do Radar da Luta - Diagramação Vanda Morais

Muitos de nós, em algum momento da crise da Covid- 19, pensamos estar seguros por sermos jovens. Essa dedução equivocada logo se traduziu em fake news na boca do presidente Jair Bolsonaro para justificar que continuássemos trabalhando. E em razão do difícil acesso à ciência no país, muitos colocaram suas vidas em risco.

Mas Atila Iamarino, doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, nos alertou nas redes sociais do risco que corremos ao ignorar o conhecimento científico sobre o vírus Sars-CoV2. Seu vídeo no Youtube foi acessado mais de 5 milhões de vezes e sua entrevista no programa Roda Viva foi o assunto mais comentado do Twitter no mundo.

A educação superior pública da qual Atila é fruto - que produz 95% das pesquisas e tem Unicamp, USP e UEL como líderes no ranking de publicações sobre o novo coronavírus no Brasil - é alvo de cortes de bolsas e redução de recursos. Em um momento de grave crise sanitária, é necessário investimentos do Estado em nossas pesquisas, escolas e universidades públicas.

Queremos que a vida de todo o povo brasileiro seja valorizada e, para isso, a educação deve ser assunto de jovens, estudantes, cientistas e da sociedade como um todo.
 

*Coluna escrita por Anna Sandri e Letícia Archanjo, militantes do Levante Popular da Juventude

Edição: Gabriel Carriconde