Rio Grande do Sul

Reforma Agrária

Sem Terra de Manoel Viana doam alimentos saudáveis em tempos de coronavírus

Os produtos foram arrecadados de famílias assentadas, e destinados a população carentes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Foram arrecadados 500 kg de alimentos saudáveis do interior dos assentamentos, beneficiando mais de 40 famílias carentes - Divulgação MST

Nessa última terça-feira (07) foi a vez do Assentamento Santa Maria do Ibicuí de Manoel Viana, localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a realizar doações de alimentos às famílias carentes que lutam contra a fome em tempos de coronavírus.

Essa iniciativa veio da juventude Sem Terra do assentamento. Os jovens circularam pelos lotes e conseguiram a ajuda de mais de 35 famílias.  

A assentada Ana Leite, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do RS, ressalta que este é um momento em que todos devem ser solidários. “Nós devemos nos cuidar, mas também cuidar do outro. Os nossos alimentos são saudáveis, eles são o nosso remédio. Por isso é nosso dever compartilhar com a população que não consegue comprar”, assinala. 

Foram arrecadados 500 kg de alimentos saudáveis do interior dos assentamentos. Mais de 40 famílias carentes foram beneficiadas pela ação. Entre os produtos estavam mandioca, batata doce, moranga cabotiá e de gomo, arroz, feijão, abóbora, pão, melado e cuca. 

Os assentados contaram com a colaboração da Secretaria da Agricultura do município de Manoel Viana para a distribuição dos produtos. Durante a doação, todos que participaram, seguiram as instruções dos órgãos de saúde e usaram máscaras, luvas e álcool em gel (70%) como forma de proteção contra o Covid-19.

 “Todas as famílias nos receberam muito bem. Não podiam nos abraçar, então abraçaram as sacolas dos produtos para nos agradecer pelo gesto”, lembra Ana. Segundo a  assentada, essa ação vai ajudar todos a superar esse momento de pandemia.

Fonte: MST

Edição: Marcelo Ferreira