Podcast

Programa Bem Viver: doações do MST e a demora do governo em liberar renda emergencial

Confira boas notícias em meio à pandemia e a análise sobre as atitudes do governo

Ouça o áudio:

MST realizou uma doação de 5 toneladas de alimento para três cidades do Paraná; na foto cozinheiras do MST no Acampamento Lula Livre - Foto: Ricardo Stuckert
Confira boas notícias em meio à pandemia e a análise sobre as atitudes do governo

Na edição de hoje (08) do Bem Viver, o programa se preocupou em trazer boas notícias em meio à pandemia do coronavírus. Em momentos de crise como a que o mundo está passando, muitas iniciativas solidárias surgem e dão oportunidade que todos possam ajudar as pessoas em situação mais vulnerável. 

Com esse intuito, os movimentos Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo lançaram a plataforma on-line todomundo.org. Um site criado para mostrar e incentivar atitudes de solidariedade de todo o Brasil durante a crise causada pela covid-19. A plataforma também reúne informações e caminhos para quem quiser ajudar saber como. Sendo financeiramente ou com a doação de produtos requisitados

Outra boa iniciativa que o Bem Viver trouxe foi a ação realizada pelo MST do Paraná. Três acampamentos, nas cidades de Castro e Ponta Grossa, doaram cinco toneladas de alimentos para o centro de referência de assistência social de Castro (PR) e ao banco de alimentos do serviço de obras sociais, da prefeitura de Ponta Grossa (PR).

O programa também deu destaque para a notícia mais esperada das últimas semanas: o governo federal anunciou como os trabalhadores poderão ter acesso à renda emergencial. Foi lançado ontem o aplicativo que traz todas as instruções de como o cidadão deve proceder para poder sacar o dinheiro. A repórter Catarina Barbosa detalhe como esse processo deve ser feito.

Para comentar sobre o benefício e a demora do governo na liberação, o Bem Viver entrevistou Tereza Campello, ex-ministra de desenvolvimento e combate à fome no governo de Dilma Rousseff.

Em entrevista à jornalista Nina Fideles, Tereza Campello falou sobre a ineficiência da gestão Bolsonaro na atenção aos mais necessitados. A economista também destacou, entre outros pontos, a importância do Estado na garantia da proteção social e assistência às pessoas que mais precisam.

E para fechar o programa um desafio: você sabe qual é a capital mundial do umbu? Escute o programa e descubra (fica no interior da Bahia).

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste

Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Lucas Weber