Paraná

DENÚNCIA

Guarda Municipal ameaça população em situação de rua

"É um ato cruel neste momento”, afirma liderança

Curitiba (PR) |
Foto genérica da Guarda Municipal de Curitiba - Giorgia Prates

Leonildo Humberto, liderança em Curitiba do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), confirma denúncias que tem circulado pelas redes sociais. Na proximidade da rodoviária da capital, a Guarda Municipal tem ameaçado moradores instalados em barracas, muitas das quais fornecidas de forma voluntária para que essas pessoas não durmam em contato direto com o chão.

Entidades sociais, desde antes da atual quarentena e crise social, já haviam criticado o que consideram uma cultura autoritária da Guarda Municipal em Curitiba. 

“Infelizmente, temos sim recebido denúncias de pessoas em barraca, de que a Guarda Municipal vem assediar eles direto, alegando que se continuasse com a barraca, um caminhão da Cavo retiraria as barracas É um ato cruel neste momento”, afirma o dirigente.

As barracas seriam o único pertence dessas famílias. Mais que isso, o gesto da guarda contraria decisão, em caráter liminar, expedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba em resposta à ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Paraná. A liminar impede que órgãos da Prefeitura e Guarda Municipal coletem pertences pessoais da população em situação de rua.

Versão da prefeitura

A assessoria de imprensa da Fundação de Ação Social (FAS, órgão municipal), respondeu sobre a denúncia de ações hostis da Guarda Municipal em relação à população em situação de rua. “As ações são complementares à abordagem social da FAS, inclusive para verificação de riscos à própria população em situação de rua, com prisão de indivíduos com mandado de prisão em aberto”.

Edição: Pedro Carrano