Paraná

EDITORIAL PR 160

Uma saída democrática para a crise*

O governo escolhe salvar os mais ricos, bancos e empresários, usando o BNDES a serviço dos “de cima”

Curitiba (PR) |
Panelaços em São Paulo - Roberto Parizotti

Apesar do discurso do dia 31 de março um pouco mais contido, fato é que, diante da pandemia mundial provocada pelo coronavírus (Covid-19), Bolsonaro adota uma postura irresponsável que ameaça ainda mais a população, desrespeitando as orientações de especialistas e órgãos de saúde. A crise política e econômica já existente foi aprofundada pela crise sanitária.

O vírus não escolhe os infectados mas sabemos que a classe trabalhadora é que mais sofre nesse momento. O governo escolhe salvar os mais ricos, bancos e empresários, usando o BNDES a serviço dos “de cima”, quando deve assegurar o quanto antes as condições básicas de vida dos milhões de brasileiros ameaçados de cair na miséria e de perderem a vida nesse cenário aterrador. Trabalho, assistência social, moradia digna, serviços de água, luz e gás gratuitos são urgentes e constam na pauta dos movimentos populares.

À postura incompetente do governo se somam a cada dia mais críticas.

Redes de solidariedade, garantia de recursos para a saúde pública e para a renda básica dos trabalhadores são prioridades máximas. Defender a vida é defender uma saída democrática e popular para a crise e dar um basta no projeto de Bolsonaro.

*Edição de Hellen Lima e Pedro Carrano 

Edição: Pedro Carrano