Paraná

Coronavírus

UFPR e UTFPR suspendem aulas por 15 dias para prevenção ao coronavírus

A retomada das atividades dependerá das definições de autoridades governamentais

Paraná |
Reunião aconteceu neste domingo, 15. - Sucom/UFPR

Reitorias de universidades de Curitiba, públicas e particulares, se reuniram neste domingo, 15 de março, para definir medidas de prevenção à pandemia de Coronavírus.  Ao final do encontro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram por suspender as aulas já a partir desta segunda feira, 16. Participaram, além da UFPR e UTFPR, as universidades da rede privada, Positivo e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr), que definirão sobre suspensão das suas atividades ao longo da semana.

Além das universidades, também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, que trouxeram orientações sobre prevenção ao Coronavírus.  O último boletim do Ministério da Saúde indicou, neste sábado (14), que o estado do Paraná tem 60 casos suspeitos do novo coronavírus, 50 descartados e seis confirmados

Em comunicado nas redes sociais, o reitor da UFPR, Prof. Ricardo Marcelo da Fonseca disse que o sentimento comum entre os dirigentes é de grande preocupação em dar continuidade às atividades diante deste contexto. “As condições para as atividades dos professores e técnicos administrativos serão bastante descentralizados, confirme normatização que vira logo em seguida. A decisão sobre a retomada das atividades dependerá das diretrizes da Comissão especial da UFPR para este assunto e também das decisões das autoridades governamentais.”

Segundo nota da UFPR, “a comissão especial formada pela UFPR para atuar durante a pandemia recomendou, por meio de argumentos técnicos, que a administração considerasse na decisão a possibilidade de transmissão comunitária – oficialmente reconhecida somente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso seria um indicativo de que o vírus já circula entre a população.”

O presidente da comissão, professor do departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Emanuel Maltempi de Souza, lembrou que o Paraná é o terceiro estado em número de casos confirmados e que a proximidade de regiões como São Paulo e Rio de Janeiro permite que se estime a transmissão comunitária na região. “Provavelmente já está acontecendo”, argumentou. Apesar de não haver evidências científicas que comprovem o fato, a dúvida existe, pois nem todas as cepas estão passando por análises.

Uma nota assinada pelas Universidades presentes foi redigida e enviada à imprensa e comunidade acadêmica.

Confira a nota

Depois de ouvidas as secretarias municipal e estadual de saúde e considerando as especificidades das instituições aqui presentes [reunião realizada neste domingo, 15], chegou-se a uma conclusão consensual quanto à imensa preocupação da continuidade das atividades letivas nas instituições de ensino superior (IES).

Em razão disso e considerando as naturezas jurídicas diferentes entre as IES públicas e privadas, UTFPR e UFPR decidem suspender, a partir de amanhã, 16 de março, as atividades letivas presenciais pelo prazo de 14 dias, inclusive para planejar e atender as condições de prevenção necessárias no combate ao COVID-19, recomendadas pelas próprias autoridades públicas de saúde (a exemplo de itens de higiene como álcool gel e sabonetes, praticamente ausentes no mercado).

As demais instituições presentes, em razão das suas especificidades, irão, a partir desta segunda-feira, encaminhar reuniões para definir eventual e progressiva suspensão de suas atividades.

Certas de que possuem um compromisso com a ciência e com as suas respectivas comunidades universitárias, e compromissadas com o diálogo permanente com as secretarias de saúde, as IES também partilham da preocupação de orientar e conscientizar seus alunos, docentes e funcionários com relação ao coronavírus e manifestam sua vigilância para a prevenção e o combate à pandemia.

Assinam esta nota os reitores da UTFPR, UFPR, PUC e Universidade Positivo.

 

 

Edição: Frédi Vasconcelos