Paraná

Saúde

Coronavírus vira pandemia

Organização Mundial da Saúde reconheceu agravamento da doença. Veja as medidas para se proteger

Curitiba (PR) |
No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em 25 de fevereiro e já havia 52 confirmados no dia 11. - Nelson Almeida/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu na quarta, dia 11, que o surto do coronavírus, o Convid-19, tornou-se uma pandemia. O termo é utilizado para indicar que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

A última pandemia declarada pela OMS foi em 2009, com o H1N1, que estima-se ter infectado um bilhão de pessoas e matado centena de milhares no mundo todo. Segundo os dados coletados até agora, o Covid-19 vem afetando menos pessoas, com menor grau de letalidade. Para o diretor-geral da OMS, o novo status da doença não deve mudar a atuação dos países no sentido de 'detectar, proteger, tratar e reduzir a transmissão'.

A mudança do status da doença aconteceu por conta da maior disseminação do vírus: metade dos países atingidos registraram os primeiros casos nos últimos dez dias. Já São 118 mil casos registrados no mundo e 4.291 mortes. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em 25 de fevereiro e já havia 52 confirmados no dia 11. A progressão dos casos, agora, deve aumentar muito.

Como se proteger

A contaminação se dá por gotículas de pessoas infectadas por meio de tosse, espirro e fala. O vírus pode estar em qualquer superfície como maçanetas, mesas, bancadas. Por isso, o mais importante é lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel antes de tocar rosto, boca e olhos, que são portas de entrada do vírus no organismo. Se possível, evite multidões. Se tiver sintomas de infecção respiratória, procure um posto de saúde. 

Edição: Lia Bianchini