Paraná

ANÁLISE

Esporte para que(m)?

LeBron James, sobre ameaça do coronavírus: “Sem torcida eu não jogo”.

Curitiba (PR) |
Neymar em campo pela Liga dos Campeões da Europa em jogo sem torcida. É um descaso com torcedores(as) que esses eventos aconteçam dessa maneira - Team Pics/PSG

Diante de várias notícias esportivas envolvendo a disseminação do coronavírus, faço um questionamento a você, leitor: é importante ter torcida em eventos de esporte?

Qual é o papel do esporte de alto nível? Entreter ou enriquecer? É um descaso com torcedores(as) que esses eventos aconteçam dessa maneira. Se existe o motivo de se preocupar com a epidemia de um novo vírus (não sei nada sobre a biologia), e parece que há! Não seria o caso dos eventos serem cancelados e/ou adiados?

Parece que as federações e confederações mundo afora não pensam dessa maneira, jogos de oitavas de final da badalada Champions League sem torcida já é realidade, Campeonato Italiano, NBA, Maratona de Tóquio, eliminatória da Copa do Mundo 2022 e Mundial de Ginástica completam a lista de eventos que acontecerão ou já foram realizadas sem espectadores.

Infelizmente, os esportes hoje servem somente para render dinheiro a seus patrocinadores e essa é a razão principal da sua existência. E às vezes é só essa razão, que é a maior preocupação de seus organizadores.

Para muitos esse texto pode soar como romântico. Contudo, em tempos que estádios de futebol têm torcida única, ou até mesmo sem torcidas em jogos; tudo em meio a um processo de elitização do acesso ao lazer, esse sintoma tem que ser questionado.

Dito isso, fico ao lado de lendas do esporte, como LeBron James, sobre ameaça do coronavírus: “Sem torcida eu não jogo”.

Edição: Pedro Carrano