Paraná

Luta pela terra

Parlamentares visitam vigília contra despejos no PR e almoçam com famílias acampadas

Vigília em Cascavel cobra o direito à terra e moradia para mais de 7 mil famílias acampadas no estado

Curitiba (PR) |
Vigília recebeu a visita de parlamentares e lideranças do PT Paraná - Comunicação Vigília Resistência Camponesa

 

Há 73 dias, a Vigília Resistência Camponesa luta contra os despejos promovidos pelo governo Ratinho Junior. (PSD) no estado do Paraná. Localizada em Cascavel, a Vigília é encampada por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na sexta-feira (6), a Vigília recebeu a visita de parlamentares e lideranças do PT Paraná, entre eles: Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e deputada federal; Enio Verri, líder do PT na Câmara e deputado federal; Zeca Dirceu, deputado federal; Arilson Chiorato, presidente do PT-PR e deputado estadual; Professor Lemos, deputado estadual e líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); e do vereador Paulo Porto, pré-candidato a prefeito pelo PT em Cascavel.

O líder do PT na Câmara, deputado federal Enio Verri, criticou o governador Ratinho Jr. pelos despejos que está promovendo no Paraná. “São 70 dias de resistência, mas principalmente de denúncia. Pessoas e famílias que estão há anos produzindo na terra, sustentando sua família, agora são ameaçadas de serem expulsas. Infelizmente, essa política é voltada aos interesses de governos como o de Bolsonaro e Paulo Guedes, que estão em defesa do mercado financeiro e contra os interesses do povo brasileiro”, disse.

A mobilização dos agricultores e agricultoras acampados começou no dia 28 de dezembro de 2019, e se manteve diariamente entre 10h e 15h, às margens da BR 277, KM 557. A ação teve início para denunciar os despejos e ataques do Governador Ratinho Júnior (PSD) contra três comunidade: Resistência Camponesa, Dorcelina Folador e 1º de Agosto, localizados no complexo de fazendas Cajati. Os acampamentos existem há cerca de 20 anos e são formados por 212 famílias, num total de 800 pessoas, entre elas aproximadamente 250 crianças.

Para o presidente do PT-PR, deputado estadual Arilson Chiorato, os governos estadual e federal têm "sufocado" direitos básicos da população, entre eles, o direito à terra. “Estamos em Cascavel para mostrar nossa solidariedade a esta causa tão nobre e importante que é o acesso à terra e o direito a uma vida digna. Direito este que hoje é sufocado por um governador e um presidente da República que perseguem estes movimentos sociais tão importantes”, afirmou.

No último mês, a Vigília tem passado por uma ampliação do seu objetivo: para além de reivindicar a permanência das famílias acampadas em Cascavel, passa a divulgar e cobrar o direito à terra e à moradia para as mais de sete mil famílias acampadas em cerca de 80 ocupações rurais no estado. Em 2019, o governo do Paraná despejou nove acampamentos, deixando mais de 500 famílias sem moradia e local de produção.

Edição: Lia Bianchini