Paraná

Meio ambiente

O lixo que vira nutriente

Coletivo Simbiose produz e entrega composteiras domésticas em Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Os três baldes da composteira abrigam terra (substrato) e minhocas. Ao depositar o lixo orgânico ali, os resíduos são transformados em adubo orgânico - Lis Guedes

“O que antes era lixo vira nutriente, o que antes era corriqueiro vira ativismo”. Assim é descrito um dos propósitos do coletivo Simbiose, em uma das postagens do perfil no Instagram.

Nascido há dois anos, o coletivo Simbiose trabalha com compostagem urbana. As quatro pessoas que compõem o coletivo coletam baldes em padarias e restaurantes, fazem a limpeza e envelopagem desses baldes. Por fim, unem três desses recipientes, que formam uma composteira.

“Nosso objetivo era trazer esse conhecimento para a cidade, principalmente para pessoas que moram em apartamentos. Nosso trabalho é incentivar a perceber que a gente deveria se responsabilizar mais pelo lixo que a gente está gerando”, explica Lucas Paulatti Kassar, um dos integrantes do Simbiose.

A composteira nada mais é do que um recipiente específico e adequado para descarte de lixo orgânico. Isto é, cascas de frutas, verduras, borra de café e outros rejeitos alimentares. Os três baldes da composteira abrigam terra (substrato) e minhocas. Ao depositar o lixo orgânico ali, os resíduos são transformados em adubo orgânico.

Lucas explica que o coletivo Simbiose também se preocupa em acompanhar de perto as dúvidas dos consumidores sobre como cuidar das composteira após a compra. Todos os consumidores são inseridos em um grupo no Whatsapp, onde estão em contato direto com os integrantes do coletivo. Dependendo do caso, há acompanhamento físico, no local onde a composteira foi instalada.

“Nosso trabalho não se baseia em relações hierárquicas e a gente quer se mantenha assim”, diz Lucas. Preocupados com um trabalho cooperativo e coletivo, o Simbiose se organiza dentro da Rede Mandala, uma rede de economia solidária, e participa do Fórum Municipal de Economia Solidária de Curitiba.

Como comprar:

Entre em contato com o coletivo Simbiose pelas redes sociais:

Instagram: @simbiose.sustentabilidade

Facebook: www.facebook.com/SimbioseComposteiras

O preço varia de R$90 a R$120 

Edição: Frédi Vasconcelos