Paraná

MUNDO SUSTENTÁVEL

Agricultor orgânico de Campo Largo participa de evento da ONU

De 6 a 11 de fevereiro de 2020, ocorreu a 7ª Reunião Global do Fórum de Agricultores

Roma (Itália) |
Fórum traz como pontos de discussão a mulher no campo - Thales Mendonça

O Fórum dos Agricultores é realizado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), agência parte da estrutura da ONU, onde realiza um processo contínuo de consulta e diálogo de baixo para cima entre organizações de pequenos agricultores e produtores rurais de todo o mundo, o FIDA e os estados membros.

O Fórum traz como pontos principais de discussão a mulher no campo, década da agricultura familiar da ONU, as mudanças climáticas e impactos na agricultura e a juventude rural.

O Fórum está bem solidificado e visa fortalecer parcerias e colaboração efetivas entre o FIDA e organizações de agricultores em programas e projetos de investimento nos países, assim como aumenta a capacidade das organizações de agricultores, e se engaja em iniciativas de diálogo político.

Com mais de 80 líderes agricultoras e agricultores de todo o mundo, representando milhões de pequenos agricultores e produtores rurais, interagiram com o FIDA e instituições parceiras.

Representando a juventude rural na agricultura orgânica, participei do evento como membro da Rede Ecovida de Agroecologia e Rede Intercontinental de Organizações de Agricultura Orgânica (INOFO). Ele esteve conjuntamente com o comitê central do evento, organizando as sessões sobre a juventude na agricultura e desenvolvimento rural, compartilhando as experiências locais, regionais e internacionais de seu trabalho junto com jovens agricultores de todo mundo.

Durante a sessão de abertura, Shamika Mone, presidente da INOFO e membro do Comitê Diretor do FAFO, falando no pódio, destacou a necessidade de reconhecer o papel dos “agricultores orgânicos como grupos de reflexão do conhecimento indígena tradicional” e apoiá-los na integração das sementes indígenas.

No dia 10 de fevereiro, foi realizado um evento paralelo organizado pela INOFO “Juventude na Agricultura - Uma Perspectiva Orgânica”. Nesta sessão, jovens e experientes agricultores participaram de um diálogo intergeracional sobre a realidade de produção rural, benefícios e desafios para transição para agricultura orgânica, assim como a sucessão familiar rural e tecnologias para a juventude no campo. Estiverem presentes agricultoras e agricultores de todos os continentes e diversas organizações contribuindo com suas realidades e experiências.

No encerramento do evento, foi elaborado coletivamente um documento por todas as organizações presentes e apresentado ao FIDA, com pontos focais para serem aplicados nos programas e projetos para a agricultura global como mudanças climáticas, gênero e juventude e agricultura orgânica agroecológica.

Edição: Pedro Carrano