Energia

Tarifa da energia elétrica é um dos temas debatidos em plenária em Fortaleza

A plenária é organizada por um conjunto de movimentos populares

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A plenária acontecerá no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape
A plenária acontecerá no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape - Divulgação-SEDHAST-MS

Neste sábado, 1º, a partir das 14h, o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape, recebe plenária para debater sobre a estrutura do modelo energético e a tarifa de luz elétrica que, de acordo com José Josivaldo Alves de Oliveira, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a tarifa do Brasil é uma das mais caras do mundo.

Continua após publicidade

Segundo José Josivaldo, umas das motivações para a organização da plenária, é que no final do governo Michel Temer, o ex-presidente caçou um decreto do governo Dilma que dava um subsidio de 42% na conta de luz para os agricultores. Um estudo realizado pelo MAB constatou que aproximadamente 4,6 milhões de famílias eram beneficiadas por esse decreto, o que colaborava na produção familiar e no desenvolvimento de suas atividades econômicas. “Nós estamos conversando com as entidades em nível nacional, com o conjunto da esquerda e das organizações para nós fazer um debate, levar as informações ao povo, fazer o povo entender, discutindo isso com a base social dos agricultores de todos os municípios do Brasil e tentar organizar um levante contra o decreto. O ideal é a gente revogar o decreto e denunciar os outros roubos da conta de luz”, afirma.

Ainda sobre a conta de luz, Josivaldo informa que a tendência é que o governo federal vá atacar as famílias que são historicamente atendidas pelo programa baixa renda, o que representa quase nove milhões de famílias que tem desconto a sua conta de luz.

A plenária é organizada pelo MAB, Movimento Via Campesina, MST, MTD, Movimento de Pescadores, Pastorais Sociais das Igrejas, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, entre outros.

Edição: Monyse Ravena